Distrito Sanitário II discute propostas para melhoria do SUS em conferência
Luís Sousa
Nesta quarta-feira (27), o Distrito Sanitário II está realizando a conferência distrital de saúde. Usuários, representações sindicais, associações de moradores, profissionais e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal de Saúde (CMS), estão tendo a oportunidade de apresentar, discutir e votar propostas para melhorar o cuidado de assistência e serviços que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece para a população. As atividades dessa
“Para nós que fazemos parte Distrito Sanitário II é uma alegria poder realizar mais esta etapa da conferência, uma vez que, estamos participando de forma dinâmica e democrática para construção de um SUS melhor. É um espaço em que trabalhadores, usuários e gestores se envolvem com um objetivo em comum”, relatou a diretora do Distrito Sanitário II, Ana Geovanna.
A aposentada e conselheira municipal de saúde aponta a importância desses debates com a população que foram organizados por distritos. “Queremos trazer cada vez mais as pessoas para essas discussões, tendo em vista que cada comunidade tem suas necessidades. Por isso temos que construir juntos, poder público e sociedade. O SUS é um direito de todos. Todas as vezes que precisei do serviço público fui atendida, sou um exemplo dessa assistência, trabalhamos para ampliar a oferta e melhorar a qualidade do serviço”, destacou.
As conferências distritais de saúde tiveram início no dia 20 de maio e seguem até a próxima sexta-feira (29). “Estas etapas distritais são muito importantes para fortalecer ainda mais a nossa 7ª Conferência Municipal. É importante ressaltar que são muitos segmentos da sociedade, como usuários, profissionais e gestores, e assim é possível captar o anseio e desejo de cada um, sempre com o objetivo de fortalecer SUS”, complementou a diretora.
Conferências – As deliberações das conferências distritais serão levadas para a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que acontece entre os dias 10 e 12 de julho na Capital. Já a Conferência Estadual de Saúde acontece de 24 a 26 de setembro.
De 01 a 04 de dezembro, após a realização de todas as conferências locais, acontece a Conferência Nacional de Saúde.
As Conferências de Saúde se iniciaram cumprindo o disposto no parágrafo único do artigo 90 da Lei n.º 378, de 13 de janeiro de 1937. A obrigatoriedade da realização das Conferências de Saúde foi mantida, em 1990, quando a Lei n.º 8.142 as consagrou como instâncias colegiadas de representantes dos vários segmentos sociais, com a missão de avaliar e propor diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis municipais, estaduais e nacional.
Calendário das Conferências Distritais:
Horário: 8h às 18h
28/05: Distrito Sanitário I
Local: Igreja Evangélica Batista
Endereço: Rua Prefeito Osvaldo Pessoa, 461 – Jaguaribe
Horário: 8h às 18h
29/05: Distrito Sanitário V
Local: Centro de Formação de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor).
Endereço: Avenida Pedro II, anexo ao Complexo Hospitalar Psiquiátrico Juliano Moreira.
Horário: 8h às 18h