Prefeito recebe aluna da Rede Municipal vencedora dos Jogos Escolares de Xadrez

Por - em 483

Arthur Araújo

 

Luciano_Emerly_CâmpeãdeXadrez_foto_JulianaSantos 160O prefeito Luciano Cartaxo recebeu uma convidada especial no final da tarde desta quarta-feira (27). Ele esteve com a estudante Emerly Nascimento, de 14 anos, que é aluna do 9º ano da Escola Municipal Darcy Ribeiro, nos Funcionários II, e foi a campeã dos Jogos Escolares de Xadrez da Grande João Pessoa. Concorrendo com alunos de escolas públicas e privadas, ela colocou em prática os conhecimentos que obteve nas aulas de xadrez da escola, trazendo orgulho para os pessoenses.

“Fiz questão de receber a aluna Emerly e sua família porque acho que eles são um grande exemplo de como a educação escolar e familiar são importantes para construir cidadãos melhores”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo. “Temos oferecido aulas de xadrez e de diversos esportes nas escolas e esperamos que, com o apoio das famílias, todos os estudantes possam aproveitar as oportunidades ao máximo”, complementou.Luciano_Emerly_CâmpeãdeXadrez_foto_JulianaSantos 079

De medalha no peito, Emerly não escondia a satisfação pelo reconhecimento que vem obtendo desde que venceu o campeonato. “Tem sido tudo incrível e principalmente hoje por ter encontrado o prefeito, porque é mais um incentivo. O reconhecimento vindo dele é ainda mais gratificante para mim”, declarou.

O catador de recicláveis Erivaldo Nascimento, pai de Emerly, sempre foi um grande incentivador dos estudos na vida da filha. “Ela participa desde que começou o projeto, há sete anos, e eu sempre apoiei”, contou. Ele disse que procurou a escola para também aprender a atividade, e assim, poder estimular mais a filha. “Agora eu fico emocionado de ver o resultado e de ter a certeza que o caminho é esse mesmo: se não estudar não vence”, declarou.

Luciano_Emerly_CâmpeãdeXadrez_foto_JulianaSantos 173Xadrez na escola – As aulas de xadrez são oferecidas em 43 escolas da Rede Municipal de Ensino, tanto em sala de aula quanto como atividade alternativa nas unidades de tempo integral. No total, cinco mil alunos estão tendo contato com a atividade, o que já tem apresentado resultados.

“O xadrez reflete no psicológico dos alunos porque é uma atividade que ativa a mente, mas também relaxa. Os estudantes ganham em concentração, foco e também melhoram o comportamento”, explicou o coordenador do projeto, Francisco Cavalcante. De acordo com ele, a participação da família é decisiva para que os alunos cresçam nas atividades oferecidas. “A estudante Emerly se destacou e alcançou um grande resultado pela sua dedicação, mas também pela participação constante da família em sua rotina”, complementou.