SMS realiza ações de combate ao fumo no Centro da Capital

Por Lilian Pedreira - em 555

Lílian Pedreira

D R T . R J. 15855

D R T . R J. 15855

Com objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realiza nesta sexta-feira (29), atividades de promoção à saúde e de conscientização sobre os prejuízos a saúde decorrente ao uso de tabaco. As ações acontecem das 8h às 12h, no Ponto de Cem Réis, centro da Capital.

“As atividades de conscientização fazem referência ao Dia Mundial Sem tabaco, comemorado no dia 31 de maio. Nós que trabalhamos a promoção e vigilância em saúde temos essa preocupação de alertar diuturnamente, por meio dos serviços de saúde da rede municipal, as pessoas sobre os prejuízos causados pelo cigarro, principalmente no público jovem”, destacou Niviane Ribeiro, coordenadora da área de doenças e agravos não transmissíveis da SMS.

Durante a ação serão realizados teste de espirometria, utilizado para detectar possíveis problemas pulmonares, teste de Fargestron, utilizado para medir o grau de dependência do fumante, apoio psicológico, distribuição de material educativo e exposição de peças anatômicas de pulmões sadios e de fumantes, verificação de pressão arterial, além de orientações com equipes técnicas de saúde para à população.

Ainda de acordo com Niviane Ribeiro, o programa de combate ao tabagismo da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) visa estimular e apoiar pessoas fumantes no processo de cessação do fumo e na adoção de outros hábitos saudáveis de vida, através de uma equipe multiprofissional de saúde com apoio de médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, entre outras especialidades. Para participar do programa o interessado deve se dirigir-se a um dos centros de tratamento e realizar sua inscrição.

De acordo com últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba tem 453.546 fumantes, sendo 89.784 em João Pessoa. Só nos últimos dois anos, 734 pessoas morreram no Estado em decorrência de câncer de brônquios e pulmões.

Ao todo, cerca de 30 profissionais estão empenhados na ação que acontecerá no Ponto Cem Reis. As ações contam com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Sociedade Brasileira de Cardiologia – Região Paraíba, Faculdade de Ciências Médicas Nova Esperança e Liga Acadêmica de Pneumologia da Paraíba (Lap-PB).

Lei Antifumo – A lei 12.546 conhecida como lei antifumo, válida em todo o País, proíbe fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.

Por meio desta lei, também fica proibido qualquer tipo de propaganda que induza ao consumo do tabaco. As sanções impostas aos ambientes que descumprirem a legislação incluem multa e fechamento do estabelecimento.

Confira os endereços e telefones dos Centros de Referência para o tratamento contra o fumo em João Pessoa:

Cais Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra
Telefone: 3214-2623

Cais Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes

Telefone: 3213-1909

Cais Jaguaribe – Rua Alberto de Brito

Telefone: 3214-4075

USF Mandacaru – Rua Mascarenhas de Morais

Telefone: 3214-7143

Caps AD David Capistrano – Rua José Soares, Rangel

Telefone: 3218-5244.