SMS promove ações de combate ao tabagismo em alusão ao ‘Dia Mundial Sem Tabaco’

Por - em 918

Lílian Pedreira

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

A promoção da saúde é uma das estratégias da rede municipal para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Com objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e os consequentes danos relacionados ao consumo de derivados do tabaco, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) realizou nesta sexta-feira (29), atividades de promoção à saúde e de conscientização sobre os prejuízos a saúde decorrente ao uso de tabaco. As ações aconteceram no Ponto de Cem Réis, centro da Capital.

“Realizamos ações de promoção à saúde e de combate a tabagismo todos os dias, por meio das Unidades de Saúde da Família e dos serviços especializados. Em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, estamos reforçando as ações de conscientização sobre os prejuízos acarretados pelo fumo”, destacou Silvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde da SMS. “Quem convive com o fumante também paga, com sua saúde, a alta conta tomada pelo vício do cigarro”, completou o diretor.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a epidemia de tabaco mata atualmente mais de seis milhões de pessoas, das quais 600 mil são fumantes passivos, isto é, não fumantes que respiram a fumaça de fumantes ao seu redor.

A aposentada Maria do Carmo Santos, de 67 anos, fuma desde os nove anos. “Comecei fumando cachimbo por influencia dos meus pais e avós e hoje tenho dificuldades respiratórias em decorrência do cigarro. Já tentei parar de fumar várias vezes, mas sempre acabo voltando ao vicio”, disse a usuária. “Sei que preciso de ajuda e para isso os profissionais estão me encaminhando para o serviço especializado no Cais Jaguaribe. Lá darei continuidade à assistência recebida aqui, nesta campanha”, complentou.

Já a aposentada Fátima Pimentel, 62 anos, começou a fumar há 6 anos. “No inicio era apenas uma brincadeira numa roda de amigos em casa, mas quando dei por mim já estava totalmente dependente. Eu fumo, mas não gosto de fumar, não gosto do cheiro, deixa tudo fedido, porém a sensação que o cigarro me proporciona é algo que acredito que me faz bem na hora”, relatou a aposentada, que também foi encaminhada para um serviço de atenção especializada para dar início ao tratamento e largar o vício.

“Nosso principal objetivo é sensibilizar a população sobre os males causados pelo cigarro reduzindo os dados de mortalidade e trabalhando sempre a promoção à saúde”, destacou Niviane Ribeiro, coordenadora da área de doenças e agravos não transmissíveis da SMS.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Durante a ação foram realizados teste de espirometria, utilizado para detectar possíveis problemas pulmonares, teste de Fargestron, utilizado para medir o grau de dependência do fumante, apoio psicológico, distribuição de material educativo e exposição de peças anatômicas de pulmões sadios e de fumantes, verificação de pressão arterial, além de orientações com equipes técnicas de saúde para à população.

As ações contaram com a parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), Sociedade Brasileira de Cardiologia – Região Paraíba, Faculdade de Ciências Médicas Nova Esperança e Liga Acadêmica de Pneumologia da Paraíba (Lap-PB).

Dia Mundial Sem Tabaco – O Dia Mundial Sem Tabaco tem como objetivo conscientizar as pessoas e proteger as gerações atuais e futuras dos efeitos devastadores do consumo de tabaco, como também dos flagelos sociais, ambientais e econômicos decorrentes de seu uso e da exposição a fumaça.

De acordo com últimos dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Paraíba tem 453.546 fumantes, sendo 89.784 em João Pessoa. Só nos últimos dois anos, 734 pessoas morreram no Estado em decorrência de câncer de brônquios e pulmões.

Lei Antifumo – A lei 12.546 conhecida como lei antifumo, válida em todo o País, proíbe fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.

Por meio desta lei, também fica proibido qualquer tipo de propaganda que induza ao consumo do tabaco. As sanções impostas aos ambientes que descumprirem a legislação incluem multa e fechamento do estabelecimento.

Confira os endereços e telefones dos Centros de Referência para o tratamento contra o fumo em João Pessoa:

Cais Cristo – Rua Olívia de Almeida Guerra
Telefone: 3214-2623

Cais Mangabeira – Rua Romário C. de Moraes
Telefone: 3213-1909

Cais Jaguaribe – Rua Alberto de Brito
Telefone: 3214-4075

USF Mandacaru – Rua Mascarenhas de Morais
Telefone: 3214-7143

Caps AD David Capistrano – Rua José Soares, Rangel
Telefone: 3218-5244.