Obra de reforma do Mercado da Torre deve ser finalizada em julho
O Mercado Joaquim Torres, no bairro da Torre, terá uma nova praça de alimentação que poderá funcionar todos os dias. No total, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), está investindo mais de R$ 9,4 milhões para transformar o mercado em um espaço mais confortável e higiênico para clientes e comerciantes. As obras no espaço seguem em ritmo acelerado e a previsão de entrega é para o próximo mês de julho.
Os boxes que serão entregues possuem tamanhos de 19, 12 ou 9 metros quadrados (m²). Toda área da nova praça de alimentação terá água, energia elétrica e gás individualizados. Ao todo, 28 comerciantes serão contemplados com o novo espaço, que funcionará de domingo a domingo. Uma dessas contempladas é a vendedora de lanches, Cleuma Soares. “Não vejo a hora de começar a trabalhar nessa nova praça de alimentação”, disse.
“A Prefeitura de João Pessoa está dando todo o apoio necessário aos comerciantes. É uma ação conjunta entre Sedurb, Seplan, Secretaria de Trabalho, Semam, Emlur e Vigilância Sanitária. O Mercado da Torre é um dos mais importantes do município e frequentado por centenas de pessoas diariamente”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo.
Cursos – Os 28 comerciantes já enviaram à Secretaria toda documentação necessária para atualização do cadastro junto a PMJP. Logo após esse processo, eles passarão por um curso oferecido pela Vigilância Sanitária sobre acondicionamento de alimentos e outro de prevenção de incêndio.
Banco Cidadão – Os comerciantes também terão apoio através do programa Banco Cidadão, que incentiva o desenvolvimento e a criação dos pequenos negócios da cidade por meio de microcrédito, capacitação e acompanhamento técnico. Com os recursos, os mercadores poderão investir na aquisição de novos equipamentos, utensílios e organização dos boxes.
Obra – O Mercado Joaquim Torres é um dos mais tradicionais da Capital e está sendo totalmente reformado. Ao todo, já foram entregues duas etapas, contemplando a restauração da parte interna e externa da unidade, desde a cobertura, piso, drenagem, rede de esgoto, parte hidráulica e elétrica, além de vagas para estacionamento e área para carga e descarga.
Nesta terceira etapa, está sendo reformada toda a Praça da Alimentação, que ganhará 33 novos boxes, além de ganhar novas mesas e cadeiras e mudar o paisagismo do local. Outros sete boxes de produtos diversos também estão sendo reformados. A quarta e última etapa compreende os boxes de frutas, verduras, raízes e diversos, cuja previsão de entrega é dezembro de 2015.
Demolição – O canteiro de obras da construtora responsável pela obra também já foi demolido. Com isso, a Rua Feliciano Dourado foi liberada novamente para o tráfego de veículos. Agentes da Sedurb e da Emlur participaram da operação. O projeto prevê a instalação de mais um estacionamento de veículos na rua.
História – O Mercado da Torre foi fundado em 30 de novembro de 1962 e nunca havia passado por reforma. O local possui área total de cinco mil metros quadrados e, com a finalização das obras, terá estrutura para atender 229 comerciantes.