Atividades culturais e educativas no Busto de Tamandaré encerram Semana do Bebê
Rebeka Paiva
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) promoveu na manhã deste sábado (30), no Busto de Tamandaré, o encerramento da Semana do Bebê. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Área Técnica da Criança e do Adolescente, e reuniu crianças e seus familiares.
O encerramento foi marcado por muita brincadeira, além de diversas atividades como oficinas sobre alimentação saudável e leitura, apresentações culturais, espaço de pintura no rosto e distribuição de lanches e brindes. “Foi bem legal. Joguei futebol de areia, pulei na cama elástica e lanchei. Queria que tivesse mais vezes”, disse Heitor Marcelino, de seis anos.
Já para Daniel Raul, de 10 anos, foi uma oportunidade de mudar o tipo de brincadeira. “Gostei muito e me diverti bastante. É difícil eu brincar assim com meus amigos, a gente joga mais vídeo game”, comentou. A criança estava acompanhada da avó, Suzane Gomes, que aprovou a iniciativa. “É uma iniciativa muito bonita e um incentivo muito bom para as crianças, além de fazer com que elas interajam de forma diferente e saudável com outras crianças, algo que não vemos muito hoje, já que a maioria das brincadeiras é com algum aparelho tecnológico”, afirmou.
Ao longo dessa semana foram realizadas ações de educação em saúde, aleitamento materno, alimentação complementar, contação de histórias nas creches, alimentação saudável para gestantes, pré-natal, planejamento familiar, saúde mental das gestantes e também ações de prevenção de acidentes e violência contra as crianças. A Semana do Bebê foi uma realização das Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Educação (Sedec) e Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com a Unimed e o Instituto Camargo Corrêa, tendo o apoio do Unicef.
“É uma preocupação da gestão a saúde da criança e da mãe, por isso ofertamos todos os cuidados necessários como o planejamento familiar, pré-natal e a puericultura, que é o cuidado com mãe e bebê após o nascimento. Também acompanhamos o crescimento e desenvolvimento da criança em todas as fases da vida, mas principalmente durante a primeira infância, entre zero e seis anos de idade”, ressalta a secretária de Saúde do município, Mônica Rocha.
A dona de casa Mariana de Fátima levou os filhos para participarem de várias atividades ao longo da Semana do Bebê e no encerramento não fez diferente. “É uma ação muito importante, que valoriza o cuidado com nossas crianças e com a gente que é mãe, além de mudar um pouco a rotina dos nossos filhos. Os organizadores estão de parabéns, foi um evento muito bem executado”, elogiou.
Para Edgar Tito, coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança, as ações da Semana do Bebê geraram frutos positivos. “Através dessas atividades foi possível focar temáticas muitas vezes pouco discutidas e chamar a sociedade para cuidar das nossas crianças. Essa foi uma campanha de intensificação do cuidado não só à criança, mas também aos pais, que vai muito além da saúde”, disse ele, destacando para o fomento às ações em prol da redução da mortalidade infantil.
Nos bairros – Ao longo do dia, além das atividades no Busto de Tamandaré, outras ações também foram realizadas nos bairros da Ilha do Bispo, Mangabeira e Costa e Silva.
Na USF Quatro Estações, em Mangabeira, houve palestra sobre a importância de uma alimentação saudável e a oficina “Ler também é brincar”, ressaltando a importância do resgate às brincadeiras populares.
Durante a tarde as atividades foram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Ilha do Bispo, com uma feira de serviços, e na Praça Costa e Silva, onde as crianças poderão se divertir no “Circuito de Brincar”, que aconteceu das 15h às 17h.
Lei – A Lei Municipal n° 13.018, sancionada no último dia 22 de maio, instituiu a Semana Bebê, que passa a integrar o calendário oficial de eventos do município de João Pessoa. Esta será realizada anualmente, na última semana do mês de maio.
A proposta tem como objetivo contribuir para a diminuição do índice de mortalidade infantil, melhoria da qualidade de vida das crianças de 0 a 3 anos, diminuir as situações de exclusão social decorrente da gravidez precoce, informar, sensibilizar e envolver a sociedade em torno da situação da primeira infância, e conferir visibilidade social às ações pertinentes à questão em desenvolvimento em João Pessoa, no âmbito intersecretarial e interinstitucional.
Semana do Bebê – De acordo com o Unicef, nesta edição, 594 municípios aderiram ao movimento e desenvolveram atividades direcionadas a intensificação do cuidado à saúde da criança. A proposta é reunir esforços em torno da garantia dos direitos das gestantes, mães e seus filhos.
No Brasil, cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.