Projetos da SMS servirão de modelo para curso do Ministério da Saúde

Por - em 653

Luís Sousa

 

D R R . R J . 15855.

D R R . R J . 15855.

As experiências do município de João Pessoa com as Práticas Integrativas e as Academia da Saúde servirão de modelo para um curso que o Ministério da Saúde irá realizar. Para tanto, técnicos do MS estão na Capital acompanhando as ações realizadas para produzir um vídeo institucional.

O curso será realizado pelo Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, em parceria com o instituto Comunitás, sendo disponibilizado online. “João Pessoa foi uma das cidades escolhidas por incluir as práticas integrativas na academia da saúde”, afirmou Ana Lúcia Pinto, técnica do MS. “Percebemos que há uma aceitação muito grande da academia, é muita gente participando, mesmo sendo às 5h30 da manhã. O espaço foi muito bem projetado e a programação é diversificada”, completou.

Na manhã desta terça (2), a equipe esteve na Academia da Saúde, no bairro do Geisel, onde foram realizadas diversas atividades como Thai Chi Chuan, Shantala, acupuntura, rheik e até uma aula de forró. Os técnicos também visitaram o Centro de Práticas Integrativas Equilíbrio do Ser, nos Bancários, e o Canto da Harmonia, no Valentina Figueiredo. Na quarta-feira (3), a visita será ao projeto ‘Cinco Elementos’, desenvolvido no Parque Zoobotânico Arruda Câmara, na Bica.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

A diretora do Distrito Sanitário II, Ana Giovana, destaca que as práticas integrativas enriquecem as atividades da Academia da Saúde. “As atividades da academia visam melhorar a qualidade de vida das pessoas e, agora, elas têm a possibilidade de conhecer as práticas integrativas também. Já estamos oferecendo fisioterapia, psicologia e nutrição, com o apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (Nasf), e ainda estamos incorporando a capoeira, pensando sempre no benefício da população”, afirmou. Em relação aos projetos servirem de modelo para o Ministério da Saúde, ela falou: “É uma honra poder receber o Ministério da Saúde e, assim, difundir o trabalho que realizamos”.

O curso ‘Introdutório de Práticas Corporais e Mentais em Medicina Tradicional Chinesa’ será disponibilizado no endereço eletrônico https://cursos.atencaobasica.org.br/comunidades.

Projetos – A Academia de Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades. A primeira unidade está situada na Rua Miguel da Rocha Luna, bairro do Geisel, e foi inaugurada em março deste ano.

A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

Mazinho Gomes Fotografo DRT/RJ 15855

As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

“A participação popular mostra a necessidade desse trabalho preventivo que as práticas integrativas vêm realizando, que é ter uma visão integral de cada pessoa. As práticas têm ajudado na qualidade de vida dos usuários e no resgate da responsabilidade com a própria saúde”, relata Mônica Heyoan, coordenadora de Práticas Integrativas e Complementares da SMS.

O serviço oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.