SMS apresenta resultados da Ouvidoria Setorial de Saúde durante Congresso
Lilian Pedreira e Rebeka Paiva
A Secretária de Saúde de João Pessoa participou nesta terça-feira (10), da oficina ‘Ouvidoria a mudança a partir do cidadão’, no 3º Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde e da 1ª Mostra Norte e Nordeste de experiências na Atenção Básica. O evento segue até sexta-feira (12), no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, na Capital paraibana.
A Ouvidoria Setorial de Saúde, criada desde 2006, na rede municipal, funciona como um controle de qualidade dos serviços de saúde, auxiliando na busca de soluções para os problemas, sendo um canal de comunicação direta entre a comunidade e a Secretaria de Saúde de João Pessoa. Entendendo o usuário do SUS como cidadão com direitos que precisam ser respeitados.
De acordo com a Secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, a participação social por meio das ouvidorias é decisória na construção de políticas públicas e para otimização dos serviços ofertados. “A Ouvidoria é o canal de comunicação que norteia o gestor em perceber como estão os atendimentos nas ofertas do município, além de funcionar como um termômetro para avaliação e acompanhamento de cada serviço”, afirmou.
articipação da SMS – Com os debates voltados para a isonomia do Sistema Único de Saúde (SUS), o Congresso será um espaço de debate com a finalidade de ampliar o entendimento das equipes gestoras do SUS sobre as políticas públicas, com foco no enfrentamento das desigualdades regionais, e defender os princípios basilares dessa política inscritos na Constituição Federal, mostrando a saúde como direito de cidadania.
Esta edição tem como tema ‘Equidade na gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais’ e conta com a participação de gestores municipais e estaduais, estudantes e profissionais de saúde de cerca de 2700 cidades.
Além da participação dos técnicos da rede municipal de saúde, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estará com estande expositivo para apresentar serviços de referência na rede municipal, a exemplo de Capacitações e Qualificações do Curso de Cuidadores Familiares, Centro de Práticas Integrativas (Cpics), o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), Consultório na Rua, Vigilância Ambiental e Ouvidoria Setorial de Saúde.