Alunos da Academia da Saúde passam a ter aulas de capoeira

Por - em 692

Luís Sousa

Ivomar Gomes (5)A ginga e os ensinamentos da capoeira invadiram a aula da noite desta quinta-feira (11) na Academia da Saúde. Após o alongamento tradicional, os mais de 50 alunos que estavam presentes, tiveram a oportunidade de conhecer a prática e já arriscaram os primeiros passos. A iniciativa faz parte da inclusão de Práticas Integrativas nas atividades da Academia, que já oferece Thai Chi Chuan, Shantala, acupuntura, rheik e também Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. A aula acontecerá uma vez por semana.

“Além da nossa academia oferecer as atividades físicas convencionais, como aeróbica, ginástica localizada, circuito multifuncional e dança, nós estamos incluindo às práticas integrativas. A ideia de trazer a capoeira surgiu dos próprios alunos e foi uma grande oportunidade de aprendizado. Sem contar que a capoeira é um esporte completo e mexe com todos músculos”, destacou a coordenadora da Academia da Saúde, Raquel Gadelha.

A primeira aula foi ministrada pelo Mestre Formigão, que é capoerista há 16 anos e faz parte do grupo Axé Capoeira. “Eu não esperava tantas pessoas e todas muito receptivas, foi ótimo. Eu faço parte de um grupo que tem como objetivo não formar apenas capoeiristas e sim formar cidadãos, por isso, ter a oportunidade de repassar o aprendizado é muito importante, principalmente, quando a recepção é tão boa, como foi aqui na Academia da Saúde”, enfatizou o mestre.

Luiz Mário, de 52 anos, está na Academia desde a inauguração, em março deste ano, e aprovou a iniciativa. “Foi bom aprender os passos, mas o melhor foi ter a oportunidade de aprender o que a capoeira representa. Muitas vezes temos uma ideia errada do que é a capoeira, e hoje podemos aprender que ela traz muitos benefícios para a vida das pessoas, tanto no lazer, quanto na saúde do corpo”, relatou.

Modelo – As experiências do município de João Pessoa com as Práticas Integrativas e as Academia da Saúde servirão de modelo para um curso que o Ministério da Saúde (MS) irá realizar. No início deste mês, técnicos do MS estiveram na Capital acompanhando as ações realizadas para produzir um vídeo institucional.

Projetos – A Academia de Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades. A primeira unidade está situada na Rua Miguel da Rocha Luna, bairro do Geisel.