Rede de Atenção Básica oferece serviço integrado e assistência à saúde da população pessoense

Por - em 3407

Thibério Rodrigues

AQUIVO ASCOM - SMS - IVOMAR GOMESPrevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. Essas são as prioridades da Atenção Básica da Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para o atendimento à população e o cuidado com a saúde da família, oferecendo aos usuários uma rede integrada de serviços.

A Atenção Básica é formada pelas equipes de saúde da família, núcleos de apoio à saúde da família, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Consultório na Rua e Academia da Saúde. A cada mês são realizados aproximadamente 370 mil atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Nas USFs são oferecidos serviços básicos para o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) como, por exemplo, dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarréia, hipertensão leve e mal estar em geral. Além disso, as pessoas também podem procurar uma USF quando precisar fazer um curativo, nebulização ou verificar a pressão arterial.

Dentro da política de prevenção, em cada USF são realizadas consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, oferecendo também o exame citológico, marcação de outros exames e consultas especializadas, além de ações educativas para os usuários e planejamento familiar.

A coordenadora da Atenção Básica da SMS, Manuella Ribeiro, explica que o atendimento nas USF acontece a partir da prevenção e promoção da saúde. “A Atenção Básica é o primeiro ponto organizativo da rede de atenção à saúde, envolvendo ações de promoção à saúde e prevenção de doenças, cura e reabilitação a partir da oferta de serviços de forma acessível”, afirmou.

“É importante prevenir o dano e não agir apenas depois que já está doente. Por isso, o usuário não precisa procurar a unidade de saúde da família apenas quando está com uma febre ou dor de garganta, mas antes procurar a prevenção”, completou.

AQUIVO ASCOM - SMS - IVOMAR GOMES (7)A dona de casa Raquel Soares, moradora dos Bancários, é usuária do serviço e disse que o atendimento nas USFs é de grande importância para a saúde de sua família. “É um local de apoio, onde podemos cuidar da nossa saúde constantemente. Assim eu fico mais tranquila com o bem-estar dos meus filhos”, disse.

Assim como ela, o funcionário público Edmilson Sousa, também é usuário do SUS e se sente acolhido pelo trabalho dos agentes comunitários de saúde. “É bom ter uma equipe que se preocupa com a gente e acompanha a nossa saúde”, afirmou.

Serviços – Os atendimentos básicos são realizados no local, enquanto as especialidades são encaminhadas para os serviços especializados, por meio de agendamento. O atendimento ao público acontece de segunda a sexta-feira no período das 7h às 11h e das 13h às 17h. Para ser atendido, é necessário o usuário apresentar o cartão do SUS.

Ao todo, a população conta com 186 equipes de saúde da família, que estão distribuídas em 100 unidades nos bairros de João Pessoa. As equipes realizam, também, visita domiciliar nos períodos da manhã e da tarde, seguindo uma programação dentro da região de cobertura.

Além das USF, o município ainda disponibiliza as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os moradores das áreas que não recebem cobertura das equipes de saúde da família. Ao todo, o município possui cinco UBS distribuídas pela cidade e que também funcionam de segunda a sexta-feira. São elas: Unidade de Saúde das Praias (Tambaú), UBS Maria Luiza Targino (Bairro São José), UBS Francisco das Chagas Soares (Treze de Maio), UBS Lourival de Gouveia Moura (Alto do Céu) e UBS Mandacaru.

Nasf – Para fortalecer o atendimento na atenção básica, existe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que oferece um complemento multiprofissional às USF. Cada equipe do Nasf e da saúde da família se responsabiliza em conjunto pelos problemas de seu território de atuação.foto  Mazinho  Gomes  (4)

Em João Pessoa, a população conta com 34 equipes do Nasf, que articulam a qualidade da atenção ao usuário entre USF, hospitais, centros de especialidades e as unidades de práticas integrativas. Dessa forma, os profissionais demandam medidas organizativas de integração conjunta dos projetos terapêuticos individuais ou coletivos na rede das vigilâncias, atenção básica e das referências de especialidades.

SAD – Ainda dentro da saúde da família, a PMJP oferece o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), destinado aos usuários que possuem dificuldade ou impossibilidade física de locomoção, com potencial de reabilitação e necessitam de maior frequência de cuidados e acompanhamento contínuo de uma equipe multiprofissional.

Uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogos realiza atividades em domicílio em conjunto com as equipes das USF, reduzindo a hospitalização.

Consultório na Rua – Com o foco na reabilitação, o Consultório na Rua é formado por equipes que realizam diversas formas de acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial pelo uso do álcool e outras drogas. A abordagem acontece nas ruas, praças e outros locais públicos da cidade, onde as equipes realizam ações e serviços de distribuição de preservativo; educação em prevenção de DST/Aids; psicologia; enfermagem; e encaminhamentos a serviços de atenção à saúde e assistência social.

Academia da Saúde – A Academia da Saúde é um projeto idealizado pelo Ministério da Saúde (MS) que desenvolve atividades como ginástica aeróbica, ginástica localizada, circuito, atividades funcionais e caminhadas orientadas. Todo o trabalho acontece em parceria com o Projeto João Pessoa Vida Saudável de forma articulada com as USFs e as equipes do Nasf.

O primeiro polo da Academia da Saúde funciona na Rua Miguel da Rocha Luna, s/n, no bairro do Geisel. As atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30. Em média, 200 pessoas participam diariamente das atividades no local.

Atendimentos nas USFs:

  • Acolhimento
  • Acompanhamento de gestante e do bebê (pré-natal e puericultura)
  • Consulta odontológica
  • Curativo
  • Dispensação de medicamentos básicos
  • Dispensação de preservativos e contraceptivos
  • Enfermagem
  • Exame preventivo (câncer de colo de útero)
  • Imunização
  • Médico
  • Nebulização
  • Planejamento Familiar
  • Teste de Gravidez
  • Teste rápido de HIV e hepatite