Aluna emagrece 11 quilos em apenas três meses de funcionamento da Academia da Saúde

Por - em 718

Luís Sousa

foto. Ivomar Gomes Pereira (39)Um vestido que não coube e a inauguração da Academia da Saúde. Esses foram os dois fatores que fizeram a técnica de saúde bucal Ângela Nunes, de 38 anos, decidir mudar de vida. Nesta terça-feira (16) a Academia da Saúde completa três meses de funcionamento e Ângela comemora, pois já emagreceu 11 quilos, apenas se exercitando no espaço construído pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

“Tinha 83 quilos e agora estou com 72 e tudo começou com um vestido. Eu fui convidada para ser madrinha de um casamento e fui numa loja provar alguns vestidos. De 10 que eu experimentei apenas um serviu. O vestido que eu mais tinha gostado não passou da coxa. Foi então que eu resolvi que tinha que sair do sedentarismo, já que eu estava há 13 anos parada. Como trabalho aqui perto da Academia, decidi caminhar neste espaço e justamente no dia da inauguração eu estava aqui”, relatou.

Ângela ainda pretende perder mais 10 quilos. Ela adotou uma alimentação saudável e faz atividades físicas diariamente. “A Academia foi a melhor coisa que aconteceu aqui no Geisel, o espaço é maravilhoso. Eu venho todos os dias, faça chuva ou faça sol. De manhã, das 7h às 8h, eu caminho 20 minutos, corro 10 na areia e vou para as máquinas, faço abdômen, pernas, braço. E à tarde eu faço a aula com a professora. Nos finais de semana eu só caminho. Minha meta é emagrecer mais 10 quilos. Nunca mais quero ser gorda ou sedentária”, completou.

E esse esforço já teve resultados. O casamento que Ângela foi convidada para ser madrinha aconteceu no último sábado (13), e ela conseguiu usar o vestido que mais gostou.foto. Ivomar Gomes Pereira (14)

Raquel Gadelha, coordenadora da Academia da Saúde, explica que objetivo do projeto é a promoção da saúde e qualidade de vida para os participantes. Em três meses o número de alunos aumentou 158%.

“Nós começamos com 35 participantes de manhã e 25 à tarde. Agora já são cerca de 90 alunos nas manhãs e 65 nas tardes. Esse é o sinal que estamos fazendo um trabalho certo e já vemos resultados. Tem alunos que já perderam mais de 10 quilos, outros que diziam que o corpo doía todo e agora não dói mais, aqueles que puderam reduzir a dosagem do medicamento ou controlar a pressão arterial. É gratificante perceber que em tão pouco tempo já estamos promovendo qualidade de vida para todos que participam”, ressaltou Raquel.

Academia da Saúde – A Academia de Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades. A unidade está situada na Rua Miguel da Rocha Luna, Geisel.

A Academia oferece atividades físicas convencionais, como aeróbica, ginástica localizada, circuito multifuncional; práticas integrativas, como Thai Chi Chuan, Shantala, acupuntura, rheik, dança, capoeira e também Fisioterapia, Nutrição e Psicologia, com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Modelo – As experiências do município de João Pessoa com as Práticas Integrativas e as Academia da Saúde servirão de modelo para um curso que o Ministério da Saúde (MS) vai realizar. No início deste mês, técnicos do MS estiveram na Capital acompanhando as ações realizadas para produzir um vídeo institucional.