SMS realiza capacitação para atendimento de pacientes asmáticos

Por - em 501

Thibério Rodrigues

foto. Ivomar Gomes Pereira (15)A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, nesta sexta-feira (19), uma capacitação de atendimento aos pacientes asmáticos da rede pública. O evento encerrou a programação em alusão ao Dia Nacional da Asma e contou também com uma oficina sobre a utilização correta dos dispositivos inalatórios no tratamento da doença.

A capacitação foi ministrada pelo pneumologista Sebastião Costa e o pediatra Gilvan Araújo, reunindo 70 profissionais na rede pública de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, além de estudantes de medicina no auditório da Associação Médica da Paraíba.

De acordo com Sebastião Costa, o objetivo do evento é capacitar os profissionais de saúde do serviço público sobre a condução, o tratamento e o controle da asma. “A intenção primordial é que os pacientes asmáticos possam ser controlados na rede básica sem precisar de encaminhamento para os serviços especializados”, disse.

Segundo o pneumologista da rede municipal de saúde, dados do Sistema Único de Saúde (SUS), apontam que a asma atinge aproximadamente 20% da população brasileira. “Apesar de o tratamento estar disponível na rede pública, a asma é responsável pelo terceiro maior número de internações no SUS”, afirmou.

O médico ainda destacou que metade dos asmáticos em tratamento não tem a doença controlada e por isso é importante aumentar a resolutividade no tratamento da asma na atenção primária da rede pública de saúde.

O evento é uma parceria com Governo do Estado da Paraíba, Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Associação Médica da Paraíba, Comitê de Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, Sociedade Paraibana de Pneumologia, Sociedade Paraibana de Pediatria, Liga Acadêmica de Pneumologia, Unimed e Cassi.

O que é asma – É uma doença inflamatória e crônica. De acordo com a intensidade e frequência dos sintomas, ela pode ser leve, moderada e grave; e é possível ser controlada com o uso adequado dos medicamentos. O tratamento da asma deve ser preventivo e não se restringir aos momentos de crise. Um tratamento adequado deve proporcionar ao asmático, controle dos sintomas, com manutenção das atividades diárias, inclusive as físicas e prevenção das crises.