Inmet prevê grande volume de chuva para a Capital, mas Defesa Civil está preparada

Por - em 436

Mônica Melo

defesa-civil-limpeza-de-rio-3Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que até a próxima sexta-feira (3) deve continuar chovendo diariamente na cidade de João Pessoa. Além dessa previsão, foi registrada a formação de grandes nuvens de chuva sobre o Oceano. Ainda não se sabe para onde essas nuvens irão se encaminhar, mas caso tomem a direção do Litoral paraibano, o índice pluviométrico na cidade pode chegar a 100 milímetros (mm) durante a tarde e noite desta terça-feira (30).

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, explica que sempre que o volume de chuvas ultrapassa os 50 mm, é preciso entrar em alerta e se preparar para agir em caso de possíveis transtornos, sobretudo relacionados a quem mora próximo aos rios. Apesar do alerta, Noé tranquiliza a população, pois já existe uma estrutura adequada para lidar com grandes volumes de chuva. “Em março, por exemplo, registramos 200 mm e mesmo assim não houve problemas”, relata.

Ele lembra que em 2015, nenhuma família precisou ser desalojada e encaminhada a abrigos. Um dos motivos da minimização de danos provocados pelas chuvas é a operação ‘João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos’. “Em outros anos, nesta época, já haviam famílias retiradas de suas casas, o que não aconteceu”, lembrou. “A operação funcionou muito bem. Foram feitas ações como dragagem, desentupimento e limpeza de caneletas e galerias e isso surtiu bastante resultado”.

A operação foi lançada em abril do ano passado pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Infraestrutura (Seinfra) e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Através dela, foram realizados serviços de capinação, roçagem e limpeza de galerias pluviais, dragagem de rios e poda de árvores.defesacivil_chuvas_bairrosaojose_foto_dayseeuzebo (290)

Plantão 24h – Noé Estrela pede ainda que a população acione a Defesa Civil imediatamente ao perceber problemas tais como queda de árvore, o que pode causar danos na rede elétrica, barreiras cedendo ou casas com rachaduras ou risco de desmoronamentos. “Se alguém passar por um local e perceber que há uma casa cedendo ou a fachada de algum prédio com risco de cair, deve telefonar para nós imediatamente”. O telefone da Defesa Civil é 0800 285 9020.