SMS conta com apoio de mais 10 profissionais do Programa Mais Médicos

Por - em 397

Luís Sousa

foto. Ivomar Gomes Pereira (13)João Pessoa está recebendo, esta semana, mais 10 profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A chegada destes médicos dá continuidade ao trabalho de ampliação do serviço e garantia da assistência à população pessoense, que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os profissionais devem começar a atuar em Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, na próxima segunda-feira (6).

Manuela Ribeiro, gerente de Atenção Básica da SMS, destaca a importância da vinda destes médicos, que irão atuar junto às Equipes de Saúde da Família. “Com a chegada destes profissionais, o cuidado e assistência nas comunidades será potencializado, buscando a integralidade do serviço, através de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde”, enfatizou.

Ainda de acordo com a gerente, a Atenção Básica da Rede Municipal possui outros 60 profissionais provenientes de programas de provisão de médicos do Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde, com o envio destes médicos, tem colaborado efetivamente com a garantia da permanência desses profissionais nas Equipes de Saúde da Família, permitindo assim, a continuidade na assistência aos usuários de nossa cidade”, completou.

Nas USF, além da prevenção e promoção à saúde, os profissionais atendem casos como dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Ao todo, são 115 unidades e 186 equipes distribuídas nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.

foto. Ivomar Gomes Pereira (35)Na Rede – Ao todo, a Rede Municipal de Saúde conta um total de 1.310 médicos, sendo 1.113 atendendo na rede hospitalar e pré-hospitalar e 173 na Saúde da Família, incluindo os profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e residentes.

Contratação – Os médicos interessados em trabalhar na Atenção Básica da rede municipal de saúde devem procurar a Gerência da Atenção Básica, na Diretoria de Atenção à Saúde da SMS com os seguintes documentos: currículo atualizado; cópia do diploma; carteira do Conselho Regional de Medicina; RG; CPF; título de eleitor; duas fotos 3×4; nada consta do CRM e de antecedentes criminais; carteira de trabalho – n° de PIS/PASEP e carteira de reservista (para os profissionais do sexo masculino).

Mais Médicos – O Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este tem como objetivo aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.