SMS conta com apoio de mais 10 profissionais do Programa Mais Médicos
Luís Sousa
João Pessoa está recebendo, esta semana, mais 10 profissionais do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A chegada destes médicos dá continuidade ao trabalho de ampliação do serviço e garantia da assistência à população pessoense, que é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os profissionais devem começar a atuar em Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital, na próxima segunda-feira (6).
Manuela Ribeiro, gerente de Atenção Básica da SMS, destaca a importância da vinda destes médicos, que irão atuar junto às Equipes de Saúde da Família. “Com a chegada destes profissionais, o cuidado e assistência nas comunidades será potencializado, buscando a integralidade do serviço, através de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde”, enfatizou.
Ainda de acordo com a gerente, a Atenção Básica da Rede Municipal possui outros 60 profissionais provenientes de programas de provisão de médicos do Ministério da Saúde. “O Ministério da Saúde, com o envio destes médicos, tem colaborado efetivamente com a garantia da permanência desses profissionais nas Equipes de Saúde da Família, permitindo assim, a continuidade na assistência aos usuários de nossa cidade”, completou.
Nas USF, além da prevenção e promoção à saúde, os profissionais atendem casos como dor de garganta sem febre, cólica abdominal ou menstrual, casos de viroses, febre, resfriados, tosses, vômitos, diarreia, hipertensão leve e mal estar em geral. Ao todo, são 115 unidades e 186 equipes distribuídas nos cinco distritos sanitários de João Pessoa.
Na Rede – Ao todo, a Rede Municipal de Saúde conta um total de 1.310 médicos, sendo 1.113 atendendo na rede hospitalar e pré-hospitalar e 173 na Saúde da Família, incluindo os profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos, Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) e residentes.
Contratação – Os médicos interessados em trabalhar na Atenção Básica da rede municipal de saúde devem procurar a Gerência da Atenção Básica, na Diretoria de Atenção à Saúde da SMS com os seguintes documentos: currículo atualizado; cópia do diploma; carteira do Conselho Regional de Medicina; RG; CPF; título de eleitor; duas fotos 3×4; nada consta do CRM e de antecedentes criminais; carteira de trabalho – n° de PIS/PASEP e carteira de reservista (para os profissionais do sexo masculino).
Mais Médicos – O Mais Médicos foi lançado em julho de 2013 e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Este tem como objetivo aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.
Os profissionais do programa cursam especialização em atenção básica, com acompanhamento de tutores e supervisores. Para participar da iniciativa, eles recebem bolsa formação de R$ 10,4 mil por mês e ajuda de custo pagas pelo Ministério da Saúde. Em contrapartida, os municípios ficam responsáveis por garantir alimentação e moradia aos participantes.