Saúde promove dia especial de práticas integrativas e complementares

Por - em 500

Luís Sousa

08.07.15 - Práticas integrativas e complementares2Incentivar o uso racional de plantas medicinais e da fitoterapia como opção nos tratamentos do Sistema Único de Saúde. Este é o objetivo do dia ‘D’ das práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta sexta-feira (10), a partir das 8h, no Auditório de Fonoaudiologia, próximo ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (UFPB).

“Este evento marca um movimento de continuidade de expansão das pics, com a diferença da participação de diversas áreas unidas para divulgar e sensibilizar os profissionais e usuários sobre a importância do uso de plantas medicinais e fitoterapia como uma opção terapêutica no SUS”, ressalta a coordenadora de práticas integrativas da SMS Mônica Heyoan.

Palestrantes da Paraíba, Pernambuco e do Distrito Federal discutirão os avanços do setor e as experiências clínicas com plantas medicinais e fitoterápicos em diversas situações, como em caso de doenças crônicas.

Ainda de acordo com a coordenadora, a participação da comunidade científica fortalece a expansão das práticas integrativas nos serviços de saúde. “O meio acadêmico vem cada vez mais se integrando às ações das pics por meio de estudos, pesquisas, artigos, livros e ações em parceria com nossa área, construindo desta forma a legitimidade dessas diferentes formas de tratamento humano”, complementou Mônica.

Fitoterápicos e plantas medicinais – Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os fitoterápicos são medicamentos obtidos empregando-se, como princípio-ativo, exclusivamente derivados de drogas vegetais. Já as plantas medicinais são aquelas capazes de aliviar ou curar enfermidades e têm tradição de uso como remédio em uma população ou comunidade.

08.07.15 - Práticas integrativas e complementares1A Anvisa possui uma página na internet com informações sobre estes itens, que pode ser conferida no link: http://goo.gl/cSdX4J. Neste endereço também é possível verificar se um fitoterápico é registrado no Ministério da Saúde.

Pics – A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.

As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Serviços – O serviço oferece aos usuários atendimentos individuais e práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, moxabustão, Tai Chi Chuan, homeopatia, fitoterapia, terapia floral, reiki, entre outras terapias.

Programação do evento:

08h – Credenciamento

08h30 – Abertura (Com a participação da Reitora da Universidade Federal da Paraíba)

09h – Palestra: Integração do popular ao científico

09h15 – Mesa redonda: Cissampelos sympodialis (Milona) – Modelo experimental de asma.

10h30 – Intervalo

10h40 – Avanço e Perspectivas do uso de plantas medicinais no Nordeste.

12h00 – Almoço

13h30 – Mesa redonda: Experiências de plantas medicinais.

15h15 – Intervalo

15h30 – Uso de plantas medicinais e fitoterápicos em doenças crônicas.

16h00 – Encerramento