Equipe do Cras promove atividades pelos 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Por - em 789

Fátima Sousa

Adolescentes, crianças e jovens beneficiados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de famílias integrantes do Programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), participaram de uma palestra sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A palestra, realizada no Centro de Referência da Assistência Social (CRAs) do Grotão, na tarde desta terça-feira (14), faz parte da programação alusiva aos 25 anos do ECA. A agenda está sendo realizada nos onze CRAs da cidade, unidades da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Unidades de Saúde da Família (USF), escolas e entidades civis, religiosas, entre outras.

Na ocasião, também foi debatido o processo eleitoral unificado para escolha dos conselheiros tutelares 2015. “Os Conselhos Tutelares são os pilares da garantia dos direitos da população infanto-juvenil. Entendemos que é necessário que a população tenha a consciência do valor do conselho tutelar e a importância da escolha dos conselheiros, que no mínimo devem ser pessoas comprometidas com o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, afirmou a coordenadora da Proteção Social Básica, Cízia Romeu.

Programação – A programação continua até o dia 29 deste mês, ocasião em que haverá uma atividade de rua com a entrega de uma cartilha elaborada com informações básicas sobre a importância do Conselho Tutelar para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.

Nesta quarta-feira (15), a palestra será realizada no CRAs Cristo/Rangel, com a participação de sessenta crianças e adolescentes do SCFV da unidade.

O CRAs de Mangabeira irá realizar a palestra nesta quinta-feira (16), com jovens, crianças e adolescentes da unidade e comunidade, no expediente da manhã e tarde, sempre iniciando às 8h30 e 14h.

Nos dias 22 e 24, a palestra será realizada com as famílias cadastradas e acompanhadas pelo PAIF e CRAs. As palestras estão sendo conduzidas pelas equipes sociais – assistentes sociais e psicólogas das unidades.

Ainda no dia 22, haverá uma Roda de Diálogo sobre o Estatuto com as crianças e os adolescentes e famílias do Cras da Ilha do Bispo, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30, na sede da Ong Arca. Os demais Centros estarão realizando as atividades a partir do dia 21.