Estudantes da rede municipal representam Brasil na Copa do Mundo de Robótica na China
Mônica Melo
Sete estudantes de duas escolas da rede municipal de ensino de João Pessoa embarcam na noite desta quarta-feira (15) rumo a 19ª Copa do Mundo de Robótica. A RoboCup 2015 acontece na cidade Hefei, na China. Os estudantes têm entre 11 e 15 anos de idade e cursam o sétimo e oitavo ano. Eles foram campeões da Competição Brasileira de Robótica, o que os classificou para representar o Brasil na competição internacional.
Os alunos são oriundos de duas escolas. Thiago Santana, Paulo Thiago Galdino, Carlos Victor, Lourdes Maria Galdino e Anderson Gabriel Galdino estudam na Escola Apolônio Sales, em Cruz das Armas; já Cleison Lima da Paixão e Wesley Robson são alunos da Escola Moema Tinoco Cunha Lima, no bairro Funcionários II.
A ansiedade e animação dividem espaço no grupo, que enxerga a participação na competição como uma grande oportunidade. “Estamos animados e também com um pouco de medo, mas queremos fazer bonito e vencer pelo Brasil, esta é uma oportunidade única e temos que aproveitar”, torce o estudante do oitavo ano, Anderson Gabriel Galdino Araújo. Ele conta que desde pequeno se interessa pela tecnologia e que quando descobriu que na escola havia um grupo de robótica, decidiu se engajar. “No começo eu não sabia nada, mas fui aprendendo. Gosto de trabalhar em equipe, gosto de ciências e a robótica tem me ajudado em sala de aula, me dando ferramentas”.
A confeiteira Andréa Galdino, mãe de Anderson, também compartilha o sentimento de ansiedade da equipe. Ela numa imaginou que o trabalho com robôs pudesse levar seu filho tão longe. “Quando ele entrou no grupo eu pensei que fosse algo besta de informática, mas ele começou a se desenvolver, participou do mundial, viajou para São Paulo e agora para a China. Eu me sinto orgulhosa por ele e espero que ele traga o troféu”. Andréia acredita que participar dessa competição será um ponto de destaque no currículo do filho e dará a ele segurança para trabalhar com o que quiser futuramente, além disso, o envolvimento com a robótica ajudou Anderson a melhorar o seu desempenho nas outras disciplinas escolares.
Essa melhora acontece porque dentro do ambiente escolar a robótica depende de várias outras disciplinas. Ela trabalha matemática pura, física e até geografia. “Temos ultrapassado barreiras e isso tem apresentado reflexos sociais na vida dos alunos e até nas famílias”, detalha o professor Tales Albuquerque de Araújo, que integra a equipe pedagógica que acompanhará os alunos na competição. Para ele, o trabalho com robótica, que começou em 2013, é um “divisor de águas” na educação, que só é possível graças ao investimento que a Prefeitura tem feito no setor.
A gestora da escola Apolônio Sales de Menezes, onde estudam cinco dos sete alunos que compõem a equipe, Maria Elizabeth Rodrigues Sales, concorda com o professor. Alunos, antes indisciplinados, melhoraram o comportamento, se tornaram participativos, criativos e melhoraram suas notas. “Eu estou muito orgulhosa e feliz em saber que um aluno de periferia, da rede municipal, vai chegar tão longe graças ao investimento na educação. É um trabalho gratificante, o aluno e professor planejam, executam e inovam em temas diversificados valorizando o ensino aprendizado”, avalia.
A equipe cumprirá uma agenda bastante cheia na China. No sábado (18) os alunos passarão por uma entrevista com uma bancada de cientistas. “Eles vão demonstrar o projeto, é uma forma de provar que foram eles mesmo que construíram, precisam explicar a programação da linguagem dos robôs”, diz o professor Tales Albuquerque. No dia 15 começam as apresentações e a equipe retorna ao Brasil no dia 26 de julho.