Técnicos da Vigilância Sanitária participam de capacitação do MP/Procon

Por - em 485

Rebeka Paiva

Ao longo desta quinta-feira (16) em média 50 técnicos das diversas áreas da Vigilância Sanitária do Município estão participando de um workshop promovido pelo Ministério Público – Procon (MP/Procon), que visa capacitar os profissionais que atuam em órgãos de fiscalização sobre as principais formas de combater a falsificação de medicamentos.

Segundo Alberto José dos Santos, gerente da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o workshop só contribui para a qualificação dos profissionais que atuam na Vigilância Sanitária da SMS e os resultados desse treinamento beneficiarão diretamente a saúde da população.

“Com essa capacitação vamos entender como identificar esses produtos falsificados, a partir disso realizaremos as intervenções necessárias para combater a falsificação de diversos medicamentos e assim proteger a saúde de toda a população, já que todos nós estamos vulneráveis a adquirir medicamentos falsificados”, explica Alberto José dos Santos.

O workshop sobre medicamentos falsificados faz parte do Programa de Prevenção a Acidentes de Consumo, que vem sendo desenvolvido pelo MP/Procon em todo Estado. Além da Vigilância Sanitária do Município também participam do evento diversos outros profissionais, como fiscais dos Procons estadual e municipais, profissionais dos Conselhos Regionais de Medicina, Enfermagem e Farmácia, policiais civis, militares e federais.

Trabalho da Vigilância – As ações da Vigilância Sanitária são executadas por uma equipe técnica multiprofissional, através de inspeções programadas para liberação de Licença Sanitária e de intervenções demandadas por meio de denúncias.

Também são realizadas ações conjuntas com diversos órgãos, entre eles o Ministério Público, e atividades de educação sanitária como o curso básico para manipuladores de alimentos e campanhas educativas junto à população e comerciantes.

“A participação efetiva da população constitui um requisito básico para que a Vigilância Sanitária possa cumprir a sua missão de proteger a saúde. O próprio consumidor deverá comunicar à Gerência qualquer ocorrência que constitua uma ameaça à saúde, tais como produtos com prazos de validade vencidos, produtos alimentícios deteriorados, entre outras”, alertou o gerente da Vigilância Sanitária.

Disque denúncia – O número do disque denúncia da Vigilância Sanitária é o 0800 281 4020. O cidadão também pode ligar para a Ouvidoria Municipal da Saúde no número 160.