Sedes participa de marcha em comemoração aos 25 anos do ECA

Por - em 421

Fátima Sousa

Crianças e adolescentes da Morada do Betinho e do Centro de Formação Cidadã Margarida Pereira participaram de uma grande marcha pelas ruas centrais da cidade, na manhã desta quinta-feira (23), para celebrar os 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A atividade, que reuniu cerca de mil pessoas, fez parte da agenda comemorativa elaborada pela Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), envolveu todo o sistema da garantia de direitos.

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Ariana Nogueira, diz que a manifestação foi um chamamento para a efetivação dos direitos. “Muito mais que punir, temos que efetivar as políticas públicas”, disse.

Ela lamentou que os 25 anos do ECA esteja sendo vivenciado dentro de um cenário de retrocessos na garantia dos direitos. “Paralelo se vivencia o extermínio da juventude e a redução da maioridade penal, uma violação total de direitos”, destacou.

A atividade foi aberta com um ato público no Parque Solon de Lucena (Lagoa). Na ocasião, militantes do protagonismo jovem de entidades governamentais e não governamentais, alunos de escolas públicas e entidades civis, portando cartazes, faixas e gritando palavras de ordem, se posicionaram contra a violação de direitos infanto-juvenis, a redução da maioridade penal e ao alto índice de morte de jovens, sobretudo negros, em todo o país.

“O jovem não quer nem cadeia e nem caixão. Ele quer educação e respeito”, disse Ana Lúcia, beneficiada pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (antigo Projovem adolescente).

Seminário – A programação comemorativa se encerra na próxima segunda-feira (27) com o seminário 25 Anos do ECA – Conjuntura Política, Econômica e Cultural. O evento será no auditório do Fórum Cível da Capital, na Avenida João Machado.