Volume de chuvas deve aumentar na próxima semana, mas Defesa Civil tranquiliza população
Mônica Melo
O volume de chuvas deve diminuir no litoral paraibano nesta sexta-feira (24) e sábado (25). De acordo com previsões divulgadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a tendência é que o céu permaneça entre nublado e parcialmente nublado, mas sem ocorrência de grandes precipitações.
Entretanto, o clima deve modificar. O coordenador da Defesa Civil do município, Noé Estrela, explica que boletins meteorológicos recebidos pelo órgão apontam que quantidade chuva sobre João Pessoa aumentará novamente a partir de domingo (26). Ainda não é possível prever a quantidade de chuva que irá atingir João Pessoa, mas Noé Estrela assegura que a população pode ficar tranquila em relação a possíveis transtornos. “Nós já passamos no teste, mesmo com o grande volume de chuva que ocorreu até agora, não houve problemas”, comemora.
Ações – Em 2015, o maior volume de chuvas em João Pessoa foi registrado no mês de maio, quando as precipitações atingiram a marca dos 264 mm. Para Noé Estrela, as ações relacionadas à prevenção de danos ocasionados pelas chuvas, que foram realizadas pela prefeitura, protegeram áreas tradicionalmente problemáticas.
O bairro São José é um exemplo de área que costumava registrar danos durante as chuvas todos os anos. Em 2015, ações como desassoreamento do Rio Jaguaribe, capinação e roçagem, remoção de entulhos, remoção de famílias de residências em risco de desabamento e demolição dessas residências, poda de árvores, limpeza e contenção de barreiras evitaram problemas. Ações de prevenção também foram realizadas no Cuiá.
Serviço – Cidadão de qualquer bairro de João Pessoa pode solicitar os serviços da Defesa Civil por meio do telefone 0800 285 9020, que funciona 24 horas por dia.