Parceria entre secretárias capacita professores para educação no trânsito
Max Oliveira
O trânsito já faz parte da vida de qualquer cidadão. E a preocupação com ele já começa cedo. Pensando nisso as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), desenvolveram o curso, Mobilizando a Educação para o Transito, que já capacitou 44 professores e educadores de escolas do município e Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) para trabalhar com as crianças nas instituições de ensino.
O objetivo é fazer com que as crianças possam adquirir valores e atitudes mais compatíveis no espaço escolar e, assim, perceber que o trânsito não necessita somente de leis e normas, mas de educação e respeito ao próximo. Durante o curso os profissionais em educação receberam dos técnicos da Semob orientações sobre mobilidade urbana, legislação, sinalização, circulação de motos e veículos, além de oficinas práticas.
Após concluída a primeira etapa da capacitação a parceria já comemora a execução da parte prática, como os profissionais em educação passando os ensinamentos para as crianças em sala de aula, como destaca uma das coordenadoras do curso pela Sedec, Ozenir Urtiga.
“Nesta primeira etapa do curso foram capacitados 44 profissionais em educação, que agora estão multiplicando os conhecimentos sobre o trânsito nas instituições de ensino. Na Rede Municipal são alunos do fundamental 1 e 2, além da educação infantil nos Creis”, disse.
Um dos Creis que já oferece a Educação para o Trânsito é o Maria de Lurdes Gomes, no Alto do Matheus. A coordenadora da instituição, Patrícia Freire Santa Rosa, explica que são crianças na faixa etária dos 3 aos 5 anos, que apesar da pouca idade, já demonstram as primeiras noções de cidadania sobre o trânsito.
“É pelos pequenos que começa a educação para o trânsito. Logo na entrada, quando chegam de moto, bicicleta, de carro ou mesmo a pé, a gente já vai fazendo o trabalho. E eles já vão incentivando os pais a seguirem algumas condutas importantes para segurança e cidadania no transito”, afirmou.
A previsão das duas Secretarias é de que no próximo mês a parceria tenha continuidade com mais uma etapa do curso Mobilizando a Educação para o Transito, contemplando mais professores e educadores do município.