Novos Creis, reformas e ampliações garantem mais vagas na Educação

Por - em 971

sedec_crei_horta_foto_dayseeuzebio (399)A Capital paraibana, João Pessoa, celebra 430 anos investindo na educação das futuras gerações. De agosto de 2014 para agosto de 2015 a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) entregou 10 Centros de Referência de Educação Infantil (Creis), criando com isso aproximadamente 1.300 novas vagas para atender crianças de 6 meses a cinco anos de idade.

Benefício não só para a criança como também para toda a família como é o caso do casal Francisco de Assis, técnico em segurança do trabalho, e a mulher Janaína Lucena, promotora de vendas. Eles são pais de Gabriel Davi dos Santos Silva, de 1 ano e 6 meses, que está matriculado no Crei Maria Edileuza de Souza, em Mangabeira II. Com a inauguração da creche Janaína pode procurar um emprego e melhorar a renda da família. “Surgiu a oportunidade de trabalho e com essa creche tudo se tronou mais fácil. A unidade de ensino é ótima, a estrutura, a atenção das professoras. Eu só tenho que agradecer, primeiramente a Deus, e depois a Prefeitura”.

Francisco também ressalta que o filho é bem cuidado. “Quando eu vou buscá-lo ele vem bem cheirosinho e alimentado. Qualquer hora que você chegar lá tá tudo limpo, com segurança, tudo monitorado. Nunca vi um negócio desses. É coisa para o primeiro mundo”, disse ele.

Estrutura – Nos Creis as unidades contam com anfiteatro, playground, sala de informática, fraldário, lactário e sala de repouso, além de refeitório, vestiários, lavanderia, pátio coberto, chuveiro elétrico para as crianças e monitoramento de segurança 24 horas em todas as áreas de circulação.

As crianças também têm direito a cinco refeições diárias, de acordo com a faixa etária atendendo as necessidades nutricionais dos alunos, elaborada por uma equipe de nutricionistas da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). Todos os cardápios passam uma reformulação semanalmente.

A Educação Infantil teve um grande salto no número de matrículas de crianças atendidas como a construção, reformas e otimização dos espaços dos Centros de Referência de Educação Infantil passando de 4.050, em 2013, para 10.300 este ano.

Na área de berçário foram ampliados de 13 para 60 salas, principalmente para atender crianças na faixa etária de 6 meses a 1 Reinauguração_CreiGlauciBuriti_foto_julianasantos 115ano e onze meses, criando cerca de 460 novas vagas.

A doméstica Vanessa Santos de Oliveira Cardoso correu logo para matricular o filho Vinícius Henrique de Oliveira Fortunato, 2 anos, quando soube que o Crei Maria Risomar Dantas, em Jaguaribe, após passar por uma reforma neste ano, iria criar 25 novas vagas de berçário. “Hoje trabalho como doméstica, mas antes não podia porque não tinha com quem deixar meu filho. Quando eu o deixo lá já não chora mais. É um lugar seguro e com isso fico mais tranquila”, disse com alegria Vanessa Santos.

A PMJP já reformou três das 27 unidades que pertenciam ao Governo do Estado, mas passaram a ser administradas pelo Município.