Parceria entre Sedes e Sine-PB capacita Mulheres Mil do Pronatec

Por - em 513

Fátima Sousa

 

Trinta e quatro beneficiadas do Programa Mulheres Mil, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), foram encaminhadas para participarem de um curso de capacitação oferecido pelo Sine-PB nesta sexta-feira (31). A iniciativa faz parte do Acessuas – Trabalho do Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (Pronatec). O curso tem duração de 160h e garante uma vaga no mercado de trabalho.

Kaline Guerra, coordenadora do Pronatec na Sedes, disse que inicialmente estão sendo encaminhadas as alunas dos cursos de Auxiliar Administrativo, Pintura em Tecido e Garçonete, ministrados sob a responsabilidade do Instituto Federal de Educação (IFPB). Elas são moradoras da Comunidade do Timbó e da Praia da Penha. “A expectativa é que tão logo concluam os cursos, essas mulheres estejam capacitadas para se inscrever no Sine para encaminhamento ao mercado de trabalho”, ressaltou.

A dona de casa Juvaneide Delfino do Nascimento, que está concluindo o curso de Auxiliar Administrativo, está bastante otimista com a capacitação. “Tenho esperança que agora consigo um emprego de qualidade. Sem a capacitação nada é possível”, disse a jovem, que é casada e mãe de três filhos pequenos.

Programa – O Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. São cursos de formação inicial e continuada com a duração de 160h.

Esse programa atende um público específico de mulheres e utiliza uma metodologia que privilegia temas como elevação da autoestima, saúde, direitos e deveres, inclusão digital e cooperativismo, promovendo a inclusão produtiva, a mobilidade no mercado de trabalho e o pleno exercício da cidadania.

Qualificação – O Pronatec é um programa de extensão do IFPB, que, em parceria com o governo Federal e a Prefeitura Municipal de João pessoa (PMJP), oferta inúmeros cursos de qualificação profissional com o objetivo de preparar o cidadão para o mercado de trabalho.