Secretaria de Saúde capacita professores para tratar sobre prevenção a DSTs e Aids
Com intuito de ampliar a discussão para os riscos das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), Aids e hepatites virais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta sexta (7) e no dia 14 de agosto a primeira etapa do Projeto Teatro, Escola e Prevenção, que irá promover a capacitação dos professores de arte das escolas estaduais e municipais de João Pessoa. A qualificação será realizada das 8h às 17h, no Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), no Cais Jaguaribe.
“Vamos começar a intensificar nossas ações junto aos profissionais de ensino, inserindo a temática voltada à importância prevenção das DST/Aids e hepatites virais, sexualidade, gênero e diversidade”, destacou Clarice Pires de Sá, chefe da seção de DST/Aids da SMS.
A próxima fase do projeto está previsto para a segunda quinzena de agosto, quando os professores que participaram da primeira etapa irão desenvolver o tema da capacitação em suas escolas, com alunos e grupos de teatro existentes nas unidades educacionais.
“A princípio vamos trabalhar com educadores de arte, que irão criar peças, esquetes, entre outras ferramentas que possam orientar de forma dinâmica a educação preventiva e discutir o tema para redução do preconceito, discriminação e demais impactos sociais”, completou Clarice Pires.
O resultado do projeto será exibido na I Mostra Teatro Escola e Saúde (TES), onde os professores e alunos irão apresentar os esquetes teatrais para a comunidade escolar, com apreciação de uma comissão julgadora que escolherá os melhores trabalhos. Na exposição serão escolhidos também as melhores dramaturgias, melhor ator e melhor atriz.
Celly de Freitas, arte-educadora e idealizadora do projeto destaca a importância da arte para a informação e sucesso na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. “Com a arte podemos levar a informação aos sujeitos de uma forma lúdica, fazendo-os ter mais esclarecimento sobre esses temas abordados durante o processo de trabalho de construção dos esquetes teatrais. É possível trabalhar e integrar de forma dinâmica os temas associados à educação, saúde e artes cênicas”, explicou.
Dados – De acordo com o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan Net) do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2015 foram registrados 826 novos casos notificados de Hepatites Virais em João Pessoa e 661 de Aids. “O número de casos de Aids pode ser ainda maior, pois há casos de subnotificação, que pode implicar numa estimativa equivocada a magnitude da epidemia em João Pessoa. Sobretudo estamos trabalhando de forma mais intensificada com ações bem direcionada para o diagnóstico e encaminhamentos aos tratamentos”, pontuou Daniel Batista, gerente de vigilância epidemiológica da SMS.
Parceria – As atividades são realizadas pela Seção de DST/Aids e Hepatites Virais e conta com a parceria da Coordenadoria Municipal de promoção à Cidadania LGTB E Igualdade Racial, do Programa Saúde da Escola e Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres.
Seção DST/Aids – Trabalha com políticas públicas de promoção e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, em interlocução com Organizações Não Governamentais, Sociedade Civil, Serviços públicos de saúde. São também objetos de interesse para a área técnica, as campanhas voltadas para grupos populacionais específicos e mobilização da população durante eventos festivos em massa.
CTA– Para saber mais informações, o usuário pode ir ao Centro de Testagem e Aconselhamento de João Pessoa, lá a pessoa pode receber orientação e ainda fazer o teste rápido para HIV, sífilis e hepatites. Vale lembrar que a identidade do cidadão é preservada. Funciona das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.
O Centro fica na Rua Alberto de Brito, S/N, Cais Jaguaribe. O telefone de contato é o (83) 3214-6092.