Sedurb promove Feira do Agricultor Familiar no José Américo
Michelly Pedrosa
Os moradores da Zona Sul da Capital contam agora com um novo ponto para realizar suas compras de frutas e verduras a preços acessíveis. A Feira do Agricultor Familiar acontece sempre às quintas-feiras, a partir das 6h, na Central de Comercialização do Agricultor Familiar (Cecaf), que fica localizada na Avenida Hilton Souto Maior, no bairro do José Américo.
Mais de 70 agricultores familiares de cooperativas e associações de 32 municípios da Zona da Mata Norte e Sul se reúnem semanalmente no espaço para vender frutas, verduras, raízes e frios, além de produtos artesanais, bolos, doces e lanches regionais.
Dona Severina Januário saiu de Mata Redonda para vender seus produtos pela primeira vez em João Pessoa e chegou bem cedo para organizar as frutas e hortaliças no espaço. “Essa experiência é muito importante para a gente expandir nosso pequeno negócio e compartilhar vivências com agricultores de outros municípios”, contou.
Os moradores do bairro também gostaram da novidade e agradeceram a prefeitura pela iniciativa. “Pra gente está sendo ótimo ter uma feira aqui, porque além de ser perto de casa os preços são honestos e os produtos são de qualidade”, declarou a dona de casa Fátima Sousa que veio fazer compras no local.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Hildevânio Macedo, a feira deve se tornar permanente e a gestão vai continuar investindo neste segmento. “A Prefeitura vem incentivando a agricultura familiar com programas como o Cinturão Verde e agora queremos implantar este novo espaço para a venda e compra desses alimentos, aumentando, assim, o número de beneficiados”, destacou o secretário.
Realização – A Feira do Agricultor Familiar está sendo realizada pela PMJP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater) e a UFPB, além da Vínculos Cooperativa de Prestação de Serviços em Desenvolvimento Sustentável e a Rede Estadual de Colegiados e Fóruns Territoriais.