Caisi acolhe e presta atendimento especializado de saúde para idosos
Mônica Melo
A aposentada Maria Ferdinanda de Luna, de 75 anos, conta que agora está sorrindo à toa. O motivo da alegria e dos sorrisos fáceis é que ela acabou de concluir um tratamento odontológico no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), que oferece atendimento ambulatorial especializado para pessoas da terceira idade em João Pessoa. “Eu estava banguela e não podia sorrir, agora ajeitei meus dentes e todo mundo está me elogiando”, comemora.
Encaminhada pelo Posto de Saúde da Família (PSF) do José Américo, além do tratamento odontológico, a aposentada faz acompanhamento com reumatologista, ginecologista e neurologista. A atenção integrada garante a aposentada não apenas qualidade de vida, mas também bem-estar psicológico. “Gosto muito de todo mundo daqui, sou muito bem atendida. Aqui trato o corpo inteiro e também a cabeça”, elogia.
Mas dona Maria Ferdinanda não é a única satisfeita entre as mais de cinco mil pessoas com mais de 60 anos de idade que freqüentam o Caisi todos os meses. A também aposentada Maria Alice Amaral, por exemplo, é mais uma a elogiar o atendimento. Ela conta que um dos diferenciais do tratamento no local, é que os médicos sempre atendem com calma e prestam bastante atenção no que os pacientes falam, o que às vezes não acontece em outros lugares. Maria Alice, que faz acompanhamento no local há quatro anos, gosta tanto do serviço que elogia até o cafezinho. “Tem café com leite e biscoitinho”, diz.
O Caisi é frequentado diariamente não apenas por idosos em busca de atendimento, mas também pelos familiares que acompanham os pacientes, como é caso da dona de casa Maria das Dores Oliveira da Costa. Ir ao local faz parte da sua rotina há quatro anos, desde quando o marido foi diagnosticado com o Mal de Alzheimer. “Fomos encaminhados pelo PSF e o tratamento aqui é muito bom. O acompanhamento é muito importante porque enfrentar a doença é muito difícil também para a família. Há dias em que ele não reconhece nem os filhos”, relata.
Funcionamento – As consultas no local são reguladas através dos Distritos Sanitários. “O idoso chega às Unidades de Saúde da Família (USF) e são encaminhados para o Caisi, que é atenção especializada. Fazemos atendimento em angiologia, geriatria, gastroenterologia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, neurologia, endocrinologia e reumatologia”, explica a diretora geral do Caisi, Maria José de Andrade Carneiro.
Além dessas especialidades, existe o atendimento em fisioterapia, psicologia, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, serviço social e também reúne grupos de apoio e convivência, além de um coral. Outro ponto a destacar é a assistência farmacêutica que orienta os idosos ou familiares sobre a maneira adequada de tomar a medicação para melhor eficácia dos tratamentos. “Temos pacientes que chegam aqui descompensados e além do tratamento médico adequado, recebem apoio e retomam o gosto pela vida. A psicoterapia, por exemplo, é muito importante nesses casos, pois muitos se sentem rejeitados quando começam a envelhecer”, relata Maria José.
Ela conta que a equipe trabalha para que os pacientes não apenas melhorem seu quadro de saúde, mas se sintam amados, valorizados e acolhidos. “Algumas vezes os pacientes não estão nem doentes: estão apenas carentes de atenção, solitários. Às vezes passamos pelas pessoas sem dar ao menos bom dia e os idosos sentem muito com esse distanciamento. Por isso estamos aqui para fazer a diferença e dar amor a quem precisa”.