Sedes forma turma de hidrossanitarista e inicia curso de manipulação de alimentos

Por - em 639

Fátima Sousa

 

O sonho de se capacitar e conseguir uma vaga no mercado de trabalho já é uma realidade para o jovem Isaque Santos de Araújo, 16 anos. Ele é um dos 26 alunos do Curso de Hidrossanitarista, oferecido por meio da uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).Cursos_centro_MariadeNazaré_foto_Julianasantos 087

O curso, que tem uma carga horária de 100h/aula, é realizado no Centro de Referência de Inclusão Produtiva Maria de Nazaré (Crispman), localizado no bairro Funcionários II. As aulas foram iniciadas no dia 20 de julho e terminam na próxima segunda-feira (24).

“Já fiz antes um curso de eletricista e agora esse conta como complementação. Agora só depende de mim e tenho muito boa vontade de aprender”, afirmou Isaque Santos, que também está estudando para o Enem e pretende, inicialmente, trabalhar como autônomo para ajudar nas despesas da casa.

O professor José Rodrigues está bastante otimista com o desenvolvimento da turma. “Em todo curso se lançam informações e dados, e alguns alunos se saem bem e outros melhores. Essa turma é bastante produtiva e não tenho dúvida que os alunos terão uma boa colocação no mercado de trabalho”, disse.

Ao concluir a capacitação, segundo o professor Rodrigues, os alunos estarão aptos para trabalhar em lojas de material de construção ou como autônomo. O curso é gratuito e os alunos recebem o fardamento e um kit com equipamentos.

Cursos_centro_MariadeNazaré_foto_Julianasantos 004Manipulação de alimentos – A partir desta terça-feira (18), também no Crispman, começa o curso de Higiene e Manipulação de Alimentos para os funcionários das cinco Cozinhas Comunitárias administradas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Serão duas turmas de vinte alunos cada, com aulas diárias das 13h30 as 17h30.

“Serão aulas teóricas e práticas, e a previsão é que o curso seja concluído no dia 26 de agosto”, informou Daniela Castelo, supervisora do curso, que será ministrado pelo Senai.

Andréa da Silva, auxiliar de limpeza da Cozinha do Taipa, foi uma das servidoras que se inscreveu para a capacitação e disse que está muito otimista com o curso. “Nunca fiz nenhuma capacitação e acredito que será muito bom para o meu desenvolvimento profissional”.

Júlia das Neves Pereira, que trabalha como auxiliar na Cozinha Comunitária do Gervásio Maia, também está bastante animada. “Sempre esperamos melhorias para crescer e essa capacitação veio numa boa hora”.