Ruartes apresenta em encontro trabalho com moradores em situação de rua

Por - em 526

Fátima Sousa

 

A experiência diária com abordagens aos moradores em situação de rua, vivenciada pelas equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de João Pessoa (Ruartes), vai ser apresentada em forma de oficina educativa durante o I Encontro de Educadores Sociais de Campina Grande. O evento acontece nesta quarta-feira (19), a partir das 8h, no Centro Estadual de Formação de Professores (Caic), na Rua Francisco Lopes de Almeida s/n, bairro Malvinas.

A pedagoga Amparo Santos, coordenadora do Ruartes, ressalta a grande importância da participação da equipe do programa desenvolvido em João Pessoa nesse evento. “Os organizadores do evento visitaram o nosso trabalho antes, acharam interessante o tipo de abordagem que envolve adultos, crianças e adolescentes e nos convidaram para apresentá-lo como uma atividade educativa de rua exitosa”, destacou.

A oficina será composta por atividades artístico-culturais e lúdico-pedagógicas, com ferramentas de abordagem e nucleação de pessoas em situação de rua utilizadas no cotidiano do Ruartes. Além da mostra de técnicas teatrais, de música e dança, haverá ainda uma apresentação de espetáculo circense.

Ruartes – O Serviço Especializado em Abordagem Social é um Programa desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), sendo responsável pela maioria dos encaminhamentos de moradores em situação de rua às casas de acolhimento de adultos e casas lares de crianças e adolescentes.

Este serviço tem a finalidade de assegurar o atendimento e as atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e familiares, que viabilizem a construção de novos projetos de vida.

A unidade de proteção envolve o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas/ Paefi), que devem prover o acesso a espaços de guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação e acesso a documentação civil.