Programação cultural e oficina marcam Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua
Fátima Sousa
O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto, esta quarta-feira, foi celebrado com torneios esportivos, atividades culturais e uma oficina de gastronomia com os quarenta usuários do Centro de Referência Especial da Assistência Social (Centro Pop), vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes).
“Foi um momento especial, onde atingimos os nossos objetivos de integrá-los e fazer com que vivenciassem o dia com muita alegria e satisfação”, afirmou o coordenador do Centro Pop, Márcio De Paula. Segundo ele, a participação dos usuários na programação superou as expectativas dos organizadores do evento.
Durante todo o dia, homens e mulheres que vivem em situação de rua participaram de torneios de dominó, ping-pong, xadrez e baralho. Também vivenciaram as delícias da comida regional durante a oficina de gastronomia, ministrada pelo chef Marinésio Gomes, voluntário do Centro.
Josilene Helena da Silva, cadastrada há um ano e frequentadora assídua do Centro Pop, participou das atividades e disse que se senti muito bem indo ao espaço. “A equipe daqui trata a gente muito bem, com muita atenção e com carinho. Eu gosto muito daqui”, revela.
Outro morador, Iranildo de Almeida, que há 26 anos vive na rua, considerou o dia muito satisfatório. “Viemos para um momento de lazer, jogar a tristeza fora por um tempo. Aqui é muito bom”, disse ele. Iranildo, que é natural de Campina Grande, tem três filhos, mas vive distante deles por causa da dependência química.
Oficina – Rafael Leite, frequentador do Centro desde 2012, participou da oficina de gastronomia. Segundo ele, a experiência foi muito boa. “Sempre é bom aprender alguma coisa. Estou tentando um trabalho e posso até conseguir uma oportunidade a partir de agora”, destacou.
O chef Marinésio, que é professor de gastronomia do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), disse que se senti feliz em fazer esse trabalho e ajudar quem tanto precisa. “Sempre que tenho folga venho pra cá e procuro passar um pouco do meu conhecimento pra eles. Acredito que através desta atitude podemos mudar alguma coisa deste cenário triste”.
Programação – Nesta quinta (20), a partir das 8h, haverá a Oficina de Mosaico e Rosácea (técnica de recorte de papel). Já à tarde será dedicada a um momento de embelezamento, proporcionado pelas voluntárias da Escola Kendra.
As comemorações, iniciadas na segunda-feira passada, continuam até a sexta-feira (21), com programação cultural no Ponto de Cem Réis, em parceria com o Consultório de Rua (Secretaria Municipal de Saúde). Entre outras atividades, haverá roda de capoeira, confecção de cartazes, roda de conversa e show de talentos. O encerramento se dará com um cortejo do Batucaps.
A programação geral contou com a parceria da Entidade Sopão de Rua e a participação de uma equipe de cerca de quarenta servidores municipais.