Prefeitura realiza curso de capacitação para adolescentes em medida socioeducativa
Nayanne Nóbrega
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa, realizará nesta terça-feira (25) a aula inaugural do Projeto de Aprendizagem que contará com a participação de 80 crianças e adolescentes em medidas socioeducativa. O evento acontecerá das 13h às 17h, no auditório 411, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O projeto é um trabalho articulado desenvolvido entre o Peti, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), Senai e outros parceiros. A gestão municipal entra como executor e financiador do projeto que acontece no âmbito da UFPB através do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos e o GT Criança e Adolescente.
“O projeto consiste em qualificar adolescentes oriundos do Trabalho Infantil e Medidas Sócio Educativas em disciplina de Português, Matemática e Cidadania e Direitos Humanos para que posterior a essa formação e através do Senai possam iniciar formação técnica profissionalizante e dessa forma ingressar no mercado de trabalho amparado pela Lei do Adolescente Trabalhador”, explicou Nogueira.
Ontem, a Sedes promoveu na UFPB uma roda de diálogo com o Sistema de Garantia de Direitos do município. A ação foi realizada em consonância com a Lei Municipal 11.532/08 que institui o dia 24 de agosto como o dia municipal de enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.