SMS promove prevenção ao tabagismo entre crianças e adolescentes

Por - em 560

Thibério Rodrigues

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa promoverá atividades de conscientização e prevenção ao tabagismo entre crianças e adolescentes. A ação acontecerá no período de 26 até 29 de agosto em shoppings e escolas públicas e privadas, com a divulgação de jogos educativos para tablets e smartphones.

De acordo com Niviane Ribeiro, técnica da área de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis da SMS, o foco da ação é orientar sobre os prejuízos do fumo de forma atrativa ao público alvo. “Mesmo diante de inúmeras campanhas contra o tabagismo, o cigarro conquista a cada dia novos adeptos. Então o nosso maior objetivo é contemplar a faixa etária de sete até 12 anos, onde iremos realizar ações em algumas escolas mostrando um aplicativo de jogos educativos sobre o tabagismo”, disse.

Durante a ação, as crianças e adolescentes aprenderão como baixar um aplicativo que contém sete jogos com ferramentas relacionadas aos malefícios causados pela nicotina. O aplicativo é gratuito e está disponível para tablets e smartphones com sistema operacional Android. Na ocasião, uma equipe da SMS também vai oferecer orientação sobre o tratamento do tabagismo.

A ação é uma parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa-PB), Programa Saúde na Escola (PSE), Associação Médica da Paraíba, sociedades de pneumologia e cardiologia, planos de saúde, escolas e shoppings da cidade.

Acesso – Para prestar assistência às pessoas que tenham vícios com cigarros, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dispõe de um serviço especializado para o tratamento do tabagismo. O serviço é realizado pela SMS nos Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe, Cristo Redentor e Mangabeira; na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mandacaru; e no Caps AD David Capistrano, no bairro do Rangel.

Nos últimos dez anos, a SMS atendeu 1.679 usuários nos centros de tratamento. Desses, 906 (54%) pararam de fumar. Só este ano, os serviços já receberam 60 novos usuários e 17 pararam de fumar.

Doenças – Ainda segundo Niviane, fumar acarreta prejuízos a curto e longo prazo, a exemplo de: tosse, coloração amarela dos dentes e dos dedos, agravamento das alergias e da asma, bronquite e doenças das vias aéreas superiores, problemas na gravidez, enfisema, arteriosclerose, infarto do miocárdio e cânceres. “Fumar constitui a causa mais previsível de doença e morte no mundo inteiro”, explicou a técnica.

Lei Antifumo – A lei 12.546 conhecida como lei antifumo, válida em todo o País, proíbe fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo.

Por meio desta lei, também fica proibido qualquer tipo de propaganda que induza ao consumo do tabaco. As sanções impostas aos ambientes que descumprirem a legislação incluem multa e fechamento do estabelecimento.

Confira a programação das atividades:

Data: 26/08/2015

Horário: 9h às 16h

Local: Shopping Tambiá

Data: 27/08/2015

Horário: 8h/ 14h

Local: Escola Estadual Argentina Pereira Gomes

Horário: 10h

Local: Instituto de Educação da Paraíba (IEP)

Data 28/08/2015

Horário: 8h

Local: Escola Municipal Américo Falcão

Horário: 10h

Local: Escola Municipal Padre Pedro Serrão

Horário: 13h30

Local: Motiva Ambiental

Horário: 16h

Local: GEO Tambaú

Data: 29/08/2015

Horário: 10h às 16h

Local: Manaíra Shopping