SMS inaugura Ouvidoria Setorial no Distrito Sanitário IV

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Rebeka PaivaFoto,Ivomar Gomes  Pereira (35)

Dando continuidade ao trabalho de escuta qualificada dos usuários a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou na manhã desta quarta-feira (26) a Ouvidoria Setorial do Distrito Sanitário IV. A partir de agora os usuários das regiões que fazem parte do Distrito poderão registrar as denúncias, reclamações, sugestões e elogios diretamente ao serviço.

Para a secretária de Saúde de João Pessoa, Mônica Rocha, a inauguração de mais uma ouvidoria setorial na Saúde fortalece o controle social e estimula a participação popular na gestão. “Considerando a necessidade de estar próximo a população, a descentralização da ouvidoria fortalece a comunicação entre usuários, trabalhadores e gestores, norteando o processo de trabalho de forma participativa o que contribui para o fortalecimento do SUS no município”, comenta a secretária.

De acordo com a diretora do distrito, Fabíola Moreira, uma ouvidoria descentralizada para atender exclusivamente as demandas do distrito além de estimular a participação popular nas políticas públicas facilita para que o tempo de resposta ao usuário seja diminuído e haja uma maior resolutividade nas demandas.

“Vamos estar mais próximos dos usuários e eles vão poder ver que a demanda deles está sendo ouvida e recebendo a atenção que merece. Isso vai fazer com que eles venham até nós, vamos ouvir dos próprios usuários e trabalhadores, porque a ouvidoria também é para que as pessoas que trabalham na rede pública registrem suas queixas e sugestões, e assim vamos poder encontrar uma solução melhor para o serviço, para o usuário, para o trabalhador e todos se beneficiam”, completou Fabíola.

A ouvidora da saúde do município, Alcilene Figueiredo vê a descentralização da ouvidoria algo positivo principalmente para a população. “A ouvidoria funciona como um objeto de escuta qualificada da população para que através dela sejam registradas desde reclamações a elogios e sugestões e que essas demandas tenham uma resposta o mais breve possível. Então, quando descentralizamos a ouvidoria e levamos ela para mais perto dos serviços e da população que agora não vai precisar se deslocar até a sede da Ouvidoria da Saúde podendo resolver diretamente com o distrito que já pode dar o encaminhamento para a demanda e assim o tempo de resposta diminui.

Alcilene explica ainda que mesmo com ouvidorias descentralizadas os usuários dos distritos podem registrar suas demandas através do 160 ou na Ouvidoria da Saúde, que esta localizada na Av. Epitácio Pessoa.

A ouvidoria do Distrito Sanitário IV funciona na sede do Distrito e conta com dois espaços físicos, um para o acolhimento do usuário e o outro onde funcionará a sala de atendimento, nessa sala o usuário poderá registrar sua demanda. Além do atendimento presencial, a população pode entrar em contato por telefone através do número 3222-7390.

Serviço – Criada desde 2005, compondo a rede de ouvidorias de João Pessoa, a Ouvidoria Setorial de Saúde funciona como um controle de qualidade dos serviços de saúde, auxiliando na busca de soluções para os problemas, sendo um canal de comunicação direta entre a comunidade e a Secretaria Municipal de Saúde, entendendo o usuário do SUS como cidadão com direitos que precisam ser respeitados.

O serviço funciona com base na participação direta do usuário, onde os colaboradores da Rede Municipal de Saúde registram as demandas e garantem o sigilo das identidades das pessoas. Porém, se o assunto estiver relacionado à demora de consultas, a identificação do usuário é necessária para o andamento do processo.

A comunidade pode utilizar os serviços da Ouvidoria, registrando sua demanda, através de telefone pelo número 160; email (ouvidoriasaude@joaopessoa.pb.gov.br); por carta ou pessoalmente na sede do órgão, localizado na Avenida Epitácio Pessoa, nº 1324, Torre. O atendimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h30.

Buscando uma maior cobertura do município, a SMS também dispõe de 16 ouvidorias descentralizadas que estão localizadas nos cinco distritos de atuação, distribuídas nos hospitais, Centros de Atenção à Saúde (Cais), Vigilância Sanitária, Gerência de Regulação, Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e UPA Célio Pires de Sá, no Valentina.

O resumo geral de todos os procedimentos é realizado mensalmente para uma avaliação com o objetivo de realizar melhorias no serviço. Segundo os registros da Ouvidoria, o índice de respostas em 2014 foi de 86%, ultrapassando a meta sugerida pela Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que é de 75%.