Sedes e IFPB entregam certificados para mais 191 alunos do Pronatec
Fátima Sousa
Mais qualificação e a perspectiva de novas chances no mercado de trabalho. É esse o desafio dos 191 alunos concluintes de dez cursos profissionalizantes do Programa Nacional do Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos foram ofertados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).
Os alunos receberam os certificados de conclusão dos cursos na noite desta quinta-feira (27), numa solenidade ocorrida às 18h, no Ginásio II, do Instituto de Educação. Os cursos foram iniciados no mês de abril deste ano.
Kaline Guerra, coordenadora do Pronatec na Sedes, considerou de fundamental importância o término dos cursos, dentro da proposta de inserção no mercado de trabalho conforme os objetivos do Pronatec. “A partir da qualificação, são boas as perspectivas de melhores oportunidades no tão concorrido mercado de trabalho. Eles também terão a chance de montar seu próprio negócio e trabalhar de forma autônoma”, afirmou.
Nesta etapa foram concluídos os cursos de Auxiliar de Recursos Humanos, Administrativo, Auxiliar financeiro, Almoxarife de Obras N1, Aplicador de Revestimento Cerâmico, Eletricista Predial de Baixa Tensão, Montador e Reparador de Computador, Mecânico de Motores Ciclo Otto N2, Operador de Computador N1, Pintor de Obras e Recepcionista.
Oportunidade – A qualificação profissionalmente para ter uma chance no mercado de trabalho já é realidade para Rosemary da Conceição dos Santos. Ela é moradora do bairro Jardim Treze de Maio e concluiu o curso de Auxiliar Administrativo, na especialidade de secretária.
“O ano passado fiz o curso de Telemarketing e fui logo encaminhada para uma empresa de call center. A partir de agora tenho a chance de crescer na minha profissão”, disse Rosemary, com otimismo. Ela foi inscrita através do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), do bairro.
Já Luiz Fabiano Silva de Oliveira, concluinte do curso de Eletricista Predial de Baixa Tensão, disse que a partir de agora, com o diploma nas mãos, as chances poderão aparecer. “Mas pretendo fazer outros cursos do Pronatec para me qualificar ainda mais. O mercado de trabalho hoje é muito exigente, com mais qualificação o futuro é mais promissor”, destacou.
Os alunos foram inscritos nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência da Cidadania (CRCs).