Samu realiza mais de 708 mil atendimentos em dez anos de atuação
Luiz Carlos Lima
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), realizou mais de 708 mil atendimentos entre os dias 2 de julho de 2014, data em que foi instalado na cidade, e a última quinta-feira (27). Os funcionários do Samu reuniram-se com diretores e com o prefeito Luciano Cartaxo para uma comemoração alusiva aos dez anos do serviço. A comemoração aconteceu nesta sexta-feira (28), na sede do Samu, no Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria.
Atualmente são dez ambulâncias disponíveis para a população, das quais três delas são de unidade avançada. Também há 46 médicos disponíveis 24 horas nos sete dias da semana. Nos seis primeiros meses do ano de 2015 foram mais de 290 mil ligações recebidas na central de regulação. Diariamente, o local recebe cerca de mil chamados.
A base do Samu mantida pela PMJP recebe ligações de 62 municípios paraibanos. Segundo o coordenador geral do Samu, Márcio Ferreira, cada município tem condições de realizar os atendimentos, no entanto, a cidade de João Pessoa é quem concentra os chamados. “Hoje é um serviço indispensável para a população. Nestes dez anos houve uma melhora importante na organização do serviço. Com treinamento e qualificação, conseguimos melhorar a cada dia essa prestação de serviço à população”, disse.
A diretora técnica e médica do Samu, Erika Rivenna, explicou que a estrutura oferecida pelo Samu faz com que não haja barreira nos atendimentos. “Temos uma equipe capacitada e estruturada para trabalharmos todos os dias da semana. Além dos atendimentos também fazemos orientações. Isso faz com que não haja barreiras para toda a população, que pode acionar o serviço. Assim, acreditamos que todos podem ter acesso ao Sistema Único de Saúde (Sus)”, declarou.