Academia da Saúde oferece atividades físicas adaptadas para pessoas com deficiência e idosos
Lílian Pedreira
Além de promover a saúde, os exercícios físicos proporcionam ganhos na confiança e melhoria na autoestima das pessoas. Com intuito de ampliar a assistência preventiva no cuidado da saúde da população pessoense, a Academia da Saúde do Geisel começa a ofertar a partir da próxima terça-feira (15), serviços com atividades adaptadas para pessoas com deficiência e idosos.
“Nosso esforço é promover a saúde de forma bem democrática, de maneira que todos possam ter acesso aos serviços e garantir a assistência, seja ela básica ou especializada na rede municipal de saúde. Portanto, no que diz respeito aos exercícios físicos, na Academia da Saúde, que completa seis meses de funcionamento, o serviço garante a inclusão, a prevenção e a promoção da saúde, qualidade de vida e acompanhamento aos usuários”, pontuou a diretora do Distrito Sanitário II, Ana Giovana.
As atividades de inclusão social tem como finalidade aumentar a motivação de pessoas com limitações e deficiências físicas e idosas. Todos os exercícios serão acompanhados e realizados com atividades de acordo com a necessidade e limitação de cada usuário. Dentro da programação, as segundas-feiras serão dedicadas aos idosos e as quintas-feiras às pessoas com deficiência.
As equipes que atuam nas unidades que correspondem ao território do Distrito Sanitário II, da rede municipal de saúde já estão fazendo um mapeamento do quantitativo de pessoas com deficiência que existem no bairro. “Nos dias de atendimento a estes públicos, os aulões que acontecem às 5h30 e às 17h30 irão permanecer para atender a demanda já existente na academia”, informou a diretora do Distrito.
Projeto – A Academia de Saúde é um espaço que agrega toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de diversas modalidades. Ela possui modo de acesso espontâneo, o que significa que qualquer pessoa pode procurar o espaço e se cadastrar para utilizar os serviços. As atividades são planejadas e orientadas por profissionais, e atendem pessoas de todas as idades. A unidade está situada na Rua Miguel da Rocha Luna, Geisel.
A Academia oferece atividades físicas convencionais, como aeróbica, ginástica localizada, circuito multifuncional; práticas integrativas, como Thai Chi Chuan, Shantala, acupuntura, rheik, práticas coletivas em medicina tradicional chinesa, acupuntura, craniopuntura, aurículoterapia, ventosa, terapia floral, dança, capoeira e também Fisioterapia, Pilates, Nutrição e Psicologia, com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).
“O mais importante dessas ações é que, as atividades ao público idoso serão bem assistidas, tendo em vista que, quando necessário, eles serão encaminhados para o acompanhamento da atenção especializada como: cardiologista, ortopedista, reumatologista e demais serviços da própria rede municipal de saúde. No cadastramento serão solicitados os exames mais recentes”, orientou Ana Giovana.
“Algumas das práticas integrativas e complementares precisam ser agendadas na Academia da saúde, para organizar o fluxo nas demandas, sobretudo o serviço proporcionará um atendimento dinâmico para todos que procurarem”, completou.
Atividades diferenciadas – As ofertas para atividades diferenciadas irão acontecer das 8h às 9h, das 9h às 10h, das 10 às 11h. No turno da tarde serão das 14h às 15h, das 15h às 16h e das 16h às 17h. Todas as atividades irão acontecer com apoio dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
Os usuários irão contar ainda com equipe de multiprofissionais composta por: educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, assistente social, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e terão atividades diferenciadas também como capoeira e pilates.
“Haverá também um enfermeiro da Unidade de Saúde da Família do território para aferir pressão e dar assistência aos usuários, principalmente no dia do idoso. O recomendável é que todos passem por avaliação médica para ter uma assistência de forma mais segura”, informou Ana Giovana.
Academia da Saúde Ernani Sátiro – A segunda Academia da Saúde entregue pela Prefeitura de João Pessoa fica na Rua Doutor Maurílio de Almeida e funciona das 5h30 às 10h e das 15h às 19h30, no bairro Ernani Sátiro. A Unidade oferece diversas atividades, como fisioterapia, aulas aeróbicas, circuito, educação nutricional, caminhada orientada, terapias, artes manuais, passeios temáticos, entre outras atividades. Além disso, todos os usuários também passam por uma avaliação física feita pelos profissionais do serviço. O próximo bairro que receberá uma Academia de Saúde é o Colinas do Sul, que já está em fase de conclusão.
Referência – As experiências do município de João Pessoa com as Práticas Integrativas, Nasf e a Academia da Saúde servirão de modelo para um curso que o Ministério da Saúde (MS) vai realizar. Técnicos do MS estiveram na Capital acompanhando as ações realizadas para produzir um vídeo institucional e utilizar o serviço como modelo de capacitação e referencia para outras cidades.
João Pessoa Vida Saudável – Para quem não tem Academia da Saúde no seu território, a Prefeitura Municipal de João Pessoa dispõe do Projeto João Pessoa Vida Saudável. Sendo uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), as atividades acontecem de segunda a sexta, das 5h30 às 7h30 e das 16h30 às 19h30, em 21 espaços, nas principais praças e avenidas de João Pessoa.
A equipe do Projeto João Pessoa Vida Saudável é composta por 42 educadores físicos, distribuídos por todos os pólos do projeto. As ações realizadas com os usuários incluem, além das atividades físicas, palestras educativas, rodas de diálogos e ações preventivas, que buscam não apenas desenvolver o aspecto físico, mas também o social, afetivo e cognitivo. Desenvolvido desde 2007, o projeto beneficia mais 4,6 mil pessoas.