Professores e monitores de informática participam de capacitação na Robótica Educação

Por - em 1075

Alexandre Quintans

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), está realizando a capacitação em Robótica Educacional para 45 professores e 90 monitores de informática da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa para que possam aprimorar os conhecimentos na área.

Para os professores as turmas foram dividas em três salas de aula e acontecem todas as quartas e quintas-feiras no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Já as seis turmas de monitores de informática assistem aulas nas segundas, terças e quintas-feiras nas escolas da rede.

O objetivo principal da capacitação em Robótica Educacional é promover a utilização dos kits de robótica e material paradidático como recurso facilitador do ensino e da aprendizagem na rede municipal de educação de João Pessoa.

“Nós não estamos aqui para preparar professores para disputar competições, e sim para trabalhar a robótica como uma ferramenta no ensino e aprendizagem dos alunos. A competição é uma consequência do trabalho. Não queremos dar aula de robótica. Nós queremos ensinar a usar o robô em sala de aula”, explicou José Pacheco Almeida Prado, monitor e diretor da empresa Pete – educação com tecnologia, que fornece os kits de robótica para as escolas.

Todas as aulas são práticas e os encontros de formação consistem em oficinas que exploram o potencial didático-pedagógico dos kits de robótica. Os professores e monitores são motivados a utilizar o equipamento de forma a desenvolver sua criatividade e propiciar o envolvimento dos participantes na elaboração de cenários e situações didáticas que poderão ser aplicadas em suas salas de aula e em torneios de robótica.

Denylson Souza da Silva é monitor de informática da Escola Municipal Américo Falcão, no Bairro do Cristo, e já participa da terceira formação por saber da importância da robótica no aprendizado dos alunos. “Como trabalho com crianças do Ensino Fundamental I temos que nos aprimorar para transmitir da melhor forma possível o conteúdo. Além de trocarmos experiências com outros monitores. Nó temos muitos talentos escondidos em nossas salas de aula que precisam apenas de um incentivo”, revelou o monitor.

As aulas serão encerradas no dia 29 de outubro com entrega do certificado par os participantes que possuam 75% ou mais de frequência na carga horária presencial.