Sedes inicia calendário de formação com trabalhadores da assistência social

Por - em 422

Fátima Sousa

 

A Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes) inicia nesta sexta-feira (11) o Processo de Formação com a equipe da assistência social do município. Nesse primeiro dia de evento, o encontro será das 8h30 às 12h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Centro da Capital.

Além dos 150 profissionais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), participarão servidores do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas/PAIF), auxiliares administrativos e profissionais de outras unidades da Diretoria da Assistênia Social (DAS).

Cízia Romeu, coordenadora da Atenção Social Básica (ASB), explica que a formação dos servidores é o início de um novo ciclo formativo de aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (Suas).

“Compreendemos que o benefício produzido e recebido é para todos: os profissionais se aperfeiçoam nos seus conhecimentos e formas de atuar; a gestão congrega serviços mais qualificados no campo de ofertar uma política pública de qualidade e o ator mais importante de todo o processo são os usuários, que terão suas necessidades e especificidades melhor atendidas em nossas unidades e terão, consequentemente, seus direitos socioassistenciais integralmente garantidos”, destacou.

O tema de abertura da formação será “O trabalho social com as famílias: preventivo, proativo e protetivo”, tendo como facilitadoras Germana Prazim, coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Cruz das Armas; Maria Leide, gestora dos serviços socioassistenciais do Programa Bolsa Família; e a professora Cleonice Lopes, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O calendário da formação será encerrado no dia 4 de dezembro, com a avaliação geral dos trabalhos.

 

Confira todo o calendário da formação:

25/09 – Tema: Credos, crenças e fé das famílias no atendimento de suas necessidades pelo estado laico. Convidados: OAB, UFPB e Comitê da Diversidade Religiosa.

09/10 – A diversidade étnico racial e sua relação na perspectiva de uma abordagem multidisciplinar afirmativa na garantia de direitos;

Convidados: Coordenadoria de Igualdade Racial e Movimento Negro.

23/10 – Violência institucional, direitos & sexualidade.

Convidados: Coordenadoria LGBT, Movimento do Espírito Lilás (Mel) e Movimento de Mulheres;

06/11 – Política sobre álcool e outras drogas, juventude e transgressão.

Convidados: OAB, Ministério Público e Conselho de Política Sobre Drogas.

27/11 – Trabalho social com as famílias: violação de direitos, restauração dos vínculos e enfrentamento à situação de riscos;

Convidados: Creas, Movimento Social de Crianças e Adolescentes.

04/12 – Avaliação do Processo de Formação e construção do calendário de 2016.