PMJP e Instituto Ideias certificam alunos em cursos de Formação Profissional.
Fátima Sousa
Mais qualificação e mais chances para o mercado de trabalho. É esse o desafio dos quarenta alunos concluintes de mais dois Cursos de Eletricista e Doces, ofertados aos moradores da Comunidade Maria de Nazaré pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A solenidade de entrega dos certificados ocorreu na noite de quinta-feira (17), no Centro de Referência da Cidadania (CRC) do Funcionários II.
A formação profissional faz parte de um conjunto de atividades do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), desenvolvido na Comunidade Maria de Nazaré pela equipes da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Instituto IDEIAS, ministrante dos cursos. A ação é vinculada às obras de urbanização e moradia que acontecem naquela comunidade.
Na ocasião, Sandro Gomes, diretor de Organização Comunitária e Participação Popular (Dipop), responsável pela atuação do Projeto Técnico na comunidade, parabenizou os alunos e falou sobre a importância da ação junto à comunidade. “A Prefeitura de João Pessoa estará entregando diversas ações sociais aos moradores nos próximos 18 meses. É muito importante o envolvimento da comunidade no neste projeto social”, destacou.
Oportunidade – A aluna Núbia Gouveia da Silva, concluinte do curso de doces, não escondia a satisfação de acumular mais um curso de formação no seu currículo. “O curso serviu para aprimorar técnicas relacionadas a produção e condicionamento de doces que faz já parte da minha arte. São oportunidades como essas promovidas pela Prefeitura e o Ideias que me tornei uma adulta e profissional responsável, capaz de obter uma renda extra, fruto do meu trabalho com a produção de doces”, comemorou.
A assistente social, Alexandra Gomes lembrou que durante a próxima semana, a Sedes fará diálogos com os moradores para saber quais são os novos cursos que precisam ser abertos, pois no Trabalho Técnico Social quem decide o tipo de curso que vai ser aberto é a comunidade”, disse Alexanda Gomes, assistente social da SEDES.
Sandro revelou que outros cursos serão abertos. Segundo ele, a Sedes também irá acionar o SINE municipal para dar palestras sobre organização de currículos, sobre técnicas de como o candidato a uma vaga de trabalho deve se postar numa entrevista. “ Também iremos cadastrar os profissionais formados, visando a sua colocação no mercado de trabalho”, garantiu.