Festival Estudantil Temático de Trânsito lota auditório da Estação Ciência
As crianças de quatro Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa lotaram o auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano, na manhã desta quinta-feira (24), durante o Festival Nacional Estudantil Temático de Trânsito (Fetran). O evento é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As apresentações prosseguem no turno da tarde das 14h às 17h.
O objetivo é levar a “Educação para o trânsito” para o cotidiano escolar onde de forma transversal procura atingir todos os conteúdos da escola. De uma forma mais ampla, o Fetran trabalha nas escolas buscando formar cidadãos mais conscientes, seja ele pedestre, ciclista ou condutor.
“Só tenho que agradecer por momentos tão maravilhosos como este que estamos presenciando. São por nossas crianças que acreditamos em um trânsito mais humanizado, em uma educação de mais qualidade”, agradeceu emocionada a secretária da Sedec, Edilma Ferreira da Costa.
Os alunos fazem apresentações de música, teatro, cordel, poesia e dança voltada para a temática do trânsito. A estudante da escola Lions Tambaú, no bairro dos Bancários, Maria Alice Soares da Silva, 11 anos, entendeu bem a missão do Fetran. “Eu acredito que nós crianças somos o futuro. Eles educando a gente desde cedo para o trânsito quando for lá na frente vamos saber o que é certo e o que é errado e vamos evitar mais acidentes”, disse a aluna.
Durante os quatro meses de trabalho nos quatro Creis e nas seis escolas que participam do Fetran foram trabalhados quatro eixos: sensibilização, leitura de imagem, humanidade, e estatística e lógica dos números do trânsito ajudando com isso no conhecimento da matemática.
“Trabalhar com criança é a grande solução que o trânsito precisa. Se a gente formar essas novas gerações mais conscientes iremos agir no ponto que mais precisamos para um trânsito mais seguro”, disse o inspetor da PRF, Cledson Augusto Ferreira, gestor da Área de Educação e Segurança para o Trânsito da PRF.
O Fetran conta também com a parceria da Sedec e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). “Toda parceria em prol de um trânsito mais seguro é importante. A criança sai do papel de aluno para professor quando observa o pai ou a mãe fazendo uma condução errada e ele os corrige. Estamos formando não só os condutores do futuro, mas principalmente agentes multiplicadores para as ações de paz no trânsito”, disse o superintendente da Semob, Roberto Pinto.
Também participam do Fetran alunos das cidades de Sousa, Queimadas e Esperança.
Creis participantes:
Crei João Tota (Mandacaru);
Crei Julia Ramos (Torre);
Crei Maria de Lourdes (Alto do Matheus);
Crei Socorro Rodrigues (Colinas do Sul).
Escolas participantes:
Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão (Cristo Redentor)
Escola Municipal Cônego João de Deus (Expedicionários);
Escola Municipal Dr. José Novais (Novais);
Escola Municipal Ernani Sátiro (Ernani Sátiro).