Cpics Equilíbrio do Ser comemora três anos de serviços prestados à população

Por - em 866

Rebeka PaivaCpics Equilíbrio do Ser (11)

O Centro de Práticas Integrativas e Complementares (Cpics) Equilíbrio do Ser completou recentemente três anos de serviços ofertados à população e para não deixar a data passar em branco nesta quarta-feira (30) haverá uma programação especial durante todo o dia na sede do centro, que está localizada Avenida Sérgio Guerra, s\n, no bairro dos Bancários.

Durante a manhã acontecerá a tradicional feira agroecologica do Centro, que oferta produtos orgânicos cultivados por agricultores familiares da zona rural de João Pessoa, artesanato ecológico e alimentos naturais, além de apresentações circenses e forró pé de serra realizados por usuários. Já no período da tarde haverá uma harmonização para todos os presentes orientada por um terapeuta, apresentação do grupo Batucaps, formado por usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD e do grupo de teatro do Núcleo de Apoio a Gestão Participativa (Nagep) e as práticas de dança circular e biodança, também orientadas por terapeutas.

A diretora geral do Cpics Equilíbrio do Ser, Patrícia Barbosa, destaca a importância do serviço para a saúde da população. “Antes apenas algumas pessoas participavam e geralmente as que já tinham conhecimento dos benefícios das práticas, mas à medida que os médicos começaram a receitar nossas atividades como tratamento complementar a população começou a ver os benefícios e se interessar mais pelas atividades oferecidas, hoje atendemos pessoas de todas as áreas e de todos os níveis sociais da capital o que é demonstra a integração dos serviços do SUS e que ele é para todos”, comenta Patrícia.

“O principal objetivo do Cpics é a prevenção e promoção à saúde ofertando uma qualidade de vida e procurando retirar os excessos de medicamentos. Hoje temos uma média de 600 atendimentos individuais e dois mil atendimentos coletivos mensais. É possível ver as transformações das pessoas e isso nos incentiva a continuar com o trabalho que desenvolvemos e é apenas mais um motivo para ter uma programação especial comemorativa a data” completa a diretora.

Serviço – A rede de serviços de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde em João Pessoa é composta por três Cpics: o ‘Cinco Elementos’, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica); o ‘Canto da Harmonia’, localizado na Rua Ulisses Alves Pequeno, s/n, Valentina Figueiredo, e o ‘Equilíbrio do Ser’, na Avenida Sérgio Guerra, nos Bancários.

As práticas integrativas e complementares buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meios eficazes e seguros, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Estas também buscam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.

Existem duas formas para ter acesso aos serviços. O usuário pode ser encaminhado por uma Unidade de Saúde da Família (USF) ou pode procurar diretamente uma das três unidades, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 13h às 18h30 e na sexta-feira das 14h às 18h. Na sexta-feira, os três serviços realizam o cuidado aos servidores do Sistema Único de Saúde (SUS).

No primeiro atendimento, o usuário passa por um acolhimento e escuta qualificada, onde é desenvolvido o Plano Terapêutico Singular, dando início assim ao tratamento. Ele recebe uma carteirinha com o dia, hora, a prática e o nome do terapeuta que irá acompanhá-lo durante o tratamento.

Entre as práticas individuais oferecidas por esses espaços, estão a acupuntura; aurículopuntura; homeopatia; fitoterapia; arteterapia (individual); terapia f​loral; quiropraxia; reiki; aromaterapia; massoterapia; terapia e massagem ayurvédica; gestalt terapia; reflexologia podal e naturologia, que também inclui Iridologia e Geoterapia.Cpics Equilíbrio do Ser (13)

Há também as práticas coletivas como a biodança; danças circulares; tai chi chuan; terapia c​omunitária; yoga; cuidando do c​uidador (r​esgate da autoestima); automassagem preventiva; arteterapia; cura em expressão (artes plásticas); meditação; consciência corporal; constelação familiar; dança do sagrado feminino e círculo de gestantes.

Feira agroecologica Equilíbrio do Ser – Produtos orgânicos, artesanato ecológico e alimentos naturais podem ser adquiridos a cada edição da ‘Feira do Equilíbrio do Ser’. Um espaço de integração entre usuários do Centro de Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser, agricultores familiares da zona rural de João Pessoa e a população em geral. A feira acontece das 9h às 16h, na segunda e quarta semana de cada mês, sempre às quartas-feiras, no Cpics, que fica na Rua Bancário Sérgio Guerra, s/n.

A atividade é desenvolvida pelo Coletivo de Permacultura do Equilíbrio do Ser (PermaneSer), com apoio da Comissão Pastoral da Terra,  Agricultores Familiares, Projeto Cinturão Verde da Secretaria Municipal do Trabalho, Produção e Renda e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes). O objetivo é contemplar a promoção à saúde e a economia solidária.

PermaneSer – A feira foi iniciativa do Coletivo de Permacultura do Equilíbrio do Ser (PermaneSer), que se insere no Cpics como parte do processo terapêutico,  desenvolvendo ações que  permitam um contato direto dos usuários com a natureza e seu poder de cura, através da criação de ambientes ecológicos saudáveis. Essa prática acontece todas as terças e quintas-feiras, das 15 às 17h.