Serviços voltados à saúde da criança estão disponíveis em toda rede municipal de saúde
Rebeka Paiva
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está sempre buscando ofertar os melhores serviços e assistência à população de todas as idades, principalmente as crianças, que tem grande parte das capacidades humanas desenvolvidas durante a infância. Visando manter a população infantil sempre saudável, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta a esse público, além de serviços específicos, um hospital especialista em atendimentos infantis e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica no Hospital Municipal Valentina.
Para organizar todas as ações e atividades voltadas às crianças, além de monitorar o funcionamento dos projetos, a SMS possui uma área técnica exclusiva para a Saúde da Criança, que realiza, durante todo o ano, diversas ações visando a qualidade na saúde de crianças e adolescentes, como a prevenção da violência contra a criança e o adolescente, identificação e tratamento de doenças como anemia, icterícia, diarréia, parasitoses, insuficiência respiratória aguda, tuberculose e hanseníase, acompanhamento das condições de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente, avaliação das condições de saúde, avaliação nutricional e promoção da alimentação saudável, avaliação da acuidade visual, promoção da saúde sexual e reprodutiva, identificação de evasão escolar, entre outros.
De acordo com o coordenador da área técnica da saúde da criança, Edgar Tito, os cuidados ofertados pela SMS começam desde o momento que a gravidez é descoberta com o atendimento das gestantes e a realização do pré-natal por meio das equipes de Saúde da Família (ESF), com a realização de ultrassonografias na atenção especializada, além dos cuidados ofertados para casos de gravidez de risco, onde a mãe e o bebê recebem um acompanhamento especial no Instituto Cândida Vargas (ICV) desde o início da gestação até um banco de leite, para quando a mãe não conseguir amamentar.
“Ofertamos um cuidado no âmbito da prevenção a saúde da criança, procuramos garantir um cuidado integral desde a atenção básica, com a utilização da caderneta de saúde da criança, como apoio e proteção ao aleitamento materno, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, desde a primeira infância, apoio nutricional e redução da mortalidade infantil, passando pela atenção especializada através de atendimentos com nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, saúde bucal até cuidados de alta complexidade com uma rede hospitalar que atende urgência e emergência pediátrica e neonatal”, comenta Edgar.
Nutrição – Para evitar a desnutrição ou carência de nutrientes, a SMS acompanha as crianças, através dos nutricionistas presentes na rede municipal, e, quando necessário, realiza a suplementação de ferro e vitamina A na dieta infantil. Além do programa Nutrisus, que consiste na adição direta de nutrientes em pó à alimentação oferecida às crianças de seis meses a três anos e 11 meses nas creches da rede municipal através do Programa Saúde na Escola.
Saúde na Escola – O programa acontece em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) e realiza ações de avaliação nutricional, triagem visual (aplicação do teste de snellen), sondagem para o teste do olhinho, cuidados e orientações em saúde bucal e atividades educativas sobre três temas que despertam muitas discussões: segurança alimentar e nutricional, promoção da cultura de paz e álcool e drogas, nas escolas públicas de João Pessoa.
Imunização – Dentro do que é estabelecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a SMS oferece 10 vacinas que fazem parte do calendário das crianças. São elas: BCG (contra formas graves de tuberculose), hepatite B, Sabin (poliomielite), rotavírus, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite tipo B), pneumo 10 valente (pneumonia e outras afecções), meningo C (meningite do sorogrupo C), febre amarela, hepatite A e tetraviral (sarampo,rubéola, caxumba e varicela).
Chiara Dantas, coordenadora de imunização da SMS, explica que a vacinação é a forma mais eficaz de proteção e prevenção contra as doenças da primeira infância. “Portanto, temos gratuitamente um calendário de vacinação ofertado pelo SUS para protegermos as crianças prioritariamente no primeiro ano de vida”, afirmou.
ICV – Cerca de 700 partos são realizados mensalmente no Instituto Cândida Vargas (ICV). O Instituto é considerado referência em maternidade na Paraíba e um dos melhores hospitais na área no Nordeste. Além de trabalhar na realização do parto, o hospital integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido.
Além de trabalhar na realização do parto, o ICV integra uma série de cuidados com a mãe e o recém-nascido. Para as mães que desejam ter seu filho de forma natural, há um programa de acompanhamento e preparação para o parto normal. Uma equipe com fisioterapeutas e psicólogos informa a mãe sobre pré e pós-parto e oferece um curso de primeiros cuidados com o bebê.
O ICV também conta com o Banco de Leite Zilda Arns, que recebe doações de mulheres saudáveis e que possuem excesso de leite. Atualmente o banco de leite possui 15 doadoras internas e 20 doadoras externas. A coleta está em torno de 35 litros mensais. Com essa média é possível nutrir apenas 140 bebês, tendo um consumo médio de dois litros por dia.
HMV – Atende exclusivamente a crianças e adolescentes, desde os casos mais simples aos de maior gravidade. A unidade hospitalar conta com uma moderna UTI Pediátrica para atendimento especializado de crianças que necessitem da assistência intensiva. A Unidade de Terapia Intensiva do HMV dispõe de 10 leitos com aparelhos de última geração para oferecer um atendimento humanizado aos usuários.
A unidade hospitalar é referência para atendimento clinico de pediatria da rede municipal de saúde, compondo a rede de urgência e emergência na linha da assistência às crianças, junto ao Hospital Arlinda Marques, Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, o Hospital Universitário e as maternidades que fazem a parte dos atendimentos neonatal, Frei Damião, Edson Ramalho e o Instituto Cândida Vargas.
Caps I – Infanto Juvenil Cirandar – O centro de atendimento e tratamento de crianças e adolescentes que apresentam transtornos psicóticos, neuróticos e usuários de substancias psicoativas oferta atividades socioculturais, comunitárias e terapêuticas, visitas domiciliares e tratamento com medicamentos.
São 420 cadastrados e uma média de 350 atendimentos mensais. As crianças ficam no Caps e recebem o tratamento no horário oposto ao da escola para que a educação não seja prejudicada.
Acompanhamento – As famílias mais vulneráveis, do programa Bolsa Família, recebem acompanhamento nutricional e de imunização através da Secretaria da Saúde. São monitoradas as crianças de 0 a 7 anos, mulheres e gestantes.