SMS inicia imunização dos profissionais do trade turístico para receber o Fórum Mundial de Internet
Lílian Pedreira
Com a intenção de garantir a segurança dos profissionais que atuam diretamente com o setor de turismo na Capital, à seção de imunização da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início a vacinação de quem vai trabalhar nos serviços associados ao trade turístico durante o 10º Fórum Mundial de Internet (Internet Governance Forum – IGF). O evento, da Organização das Nações Unidas (ONU), será realizado entre os dias 9 e 13 de novembro em João Pessoa.
As ações de vacinação, que começaram nesta quarta-feira (14), seguem até o dia 23 de outubro. Cerca de 2 mil profissionais devem ser imunizados contra rubéola, caxumba, sarampo e gripe. “As doses que estão sendo administrada agora levam em média 15 dias para soroconversão, onde o organismo produz anticorpos deixando as pessoas imunizadas”, explicou Daniel de Araújo Batista, gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para tomar a vacina é preciso que o funcionário apresente crachá com identificação profissional ou carteira de trabalho, o cartão de vacinação, que mostra o histórico de todas as vacinas tomadas, e documento com foto.
A gerente de eventos do Hotel Caiçara, Suze Brito, já atualizou o cartão de vacinação e falou da importância da ação. “Nós que atuamos com serviços de turismo trabalhamos com diversos públicos de muitos lugares diferentes. A partir do momento que somos imunizamos, estamos nos protegendo e protegendo outras pessoas que por ventura iremos receber no dia a dia”, afirmou.
Além do Hotel Caiçara, as equipes de vigilância epidemiológica já visitaram os Hotéis Laguna, Litoral, Cabo Branco Atlântico, Ambassador Flat, Toca do Caju e JR. “Tendo em vista o grande número de visitantes que virão a João Pessoa para participar do Fórum de Governança da Internet, vamos atuar diretamente de forma preventiva na saúde do trabalhador desse seguimento e da população como um todo”, destacou o gerente de Vigilância em Saúde.
Ainda, de acordo com Daniel Araújo, as pessoas desse seguimento que participaram da última campanha de vacinação e apresentarem o cartão de vacinação com a atualização da tríplice viral, só precisarão tomar a vacina contra gripe. “A imunização contra sarampo, rubéola e caxumba é importante principalmente porque há registros da doença em outros Estados e países”.
Locais de vacinação – Todos os profissionais da rede hoteleira serão imunizados no próprio hotel. A Secretaria de Saúde de João Pessoa, em parceira com a Secretaria de Turismo (Setur) e a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB), está fazendo agendamento com hotéis e setores relacionados ao trade para marcar as datas de vacinação.
“Entre os dias 19 a 23 de outubro será disponibilizado um posto fixo de vacinação, o local ainda está sendo definido, para os demais profissionais que compõem o conjunto de equipamentos do trade turístico, como taxista, guias de turismo, quem trabalha em bares e restaurantes, e agentes receptivos de viagens”, informou Daniel Araújo.
Contraindicação – As pessoas com imunodeficiência adquirida ou congênita, em uso de medicamentos com corticoides em doses imunossupressoras, febre, em uso de quimioterapia imunossupressora e transplantados de medula óssea não podem tomar a dose da tríplice viral.
Fórum – O 10º Fórum Mundial de Internet será realizado no Centro de Convenções com a participação de 130 países. O Fórum foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2006 e é realizado em vários países, anualmente. Esta será a segunda vez que o Brasil sedia o evento, sendo a primeira vez no Nordeste. Em 2007, o IGF foi na cidade do Rio de Janeiro. O último evento aconteceu na Turquia.
Com o tema ‘A Evolução da Governança da Internet: Empoderando o Desenvolvimento Sustentável’, o evento multissetorial, democrático e transparente, viabiliza debates sobre questões de políticas públicas relativas a elementos da governança da internet. Na ocasião será fornecida uma plataforma facilitadora para discussões entre todos os setores do ecossistema de governança na rede, incluindo as entidades credenciadas pela Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (CMSI).