Sedes comemora ‘Dia da Alimentação’ com atividades no Restaurante Popular de Mangabeira

Por - em 599

Fátima Sousa

 

O Dia Mundial da Alimentação é comemorado nesta sexta-feira, 16 de outubro. Para comemorar a data, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa irá realizar uma programação para os usuários do Restaurante Popular de Mangabeira. As atividades, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e orientação alimentar, serão iniciadas às 8h30 e se encerram às 13h, na sede da unidade, localizada na Rua Francisco Pereira de Souza, Mangabeira I.

A ação é uma parceria da Sedes, por meio da Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan), com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse ano, as comemorações receberam o tema “Proteção Social e Agricultura – Quebrantado o Ciclo da Pobreza Rural”. O slogan é escolhido pela Organização das Nações Unidas Para Alimentação e Agricultura (ONU/FAO).

Lucia Silva, diretora de Segurança Alimentar e Nutricional, afirma que o dia da alimentação é um momento de alerta para o mundo. “É uma ocasião em que se chama a atenção para o papel desempenhado pela proteção social da erradicação da fome e da pobreza”, assinala.

Política de Segurança Alimentar – Desde que assumiu a Prefeitura Municipal de João Pessoa, o prefeito Luciano Cartaxo mostrou a preocupação com a qualidade da alimentação que se deseja para os moradores da Capital. Hoje, o governo municipal garante 460 mil refeições à população, sobretudo em situação de vulnerabilidade.

O primeiro compromisso da gestão foi abrir o Restaurante Popular de Mangabeira, que serve mil refeições diárias, garantindo um cardápio balanceado e de qualidade. Outro compromisso foi a ampliação do número de cozinhas comunitárias para cinco unidades e a garantia de 1.400 alimentação diárias no Restaurante Popular do Parque Solon de Lucena (Lagoa), ao custo de R$1,00. Também foi aumentado o número de cestas dos produtos hortifrutigranjeiros das associações para as famílias de comunidades em situação de vulnerabilidade, beneficiando, sobretudo, crianças e idosos.

A PMJP conta com um Banco de Alimentos que atende mais de 130 associações de bairros. Essa distribuição corresponde a 50 toneladas de vegetais por semana, sem agrotóxicos, produzidos por mais de 300 agricultores familiares de cidades paraibanas.

Outro grande instrumento de valorização na política alimentar e cidadania é o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo garantir a oportunidade aos agricultores familiares de melhorar a renda, além de proporcionar à população em vulnerabilidade social o acesso a alimentos de qualidade na quantidade necessária.