Alunos da Escola Damásio Barbosa da Franca participam do OPCA

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Mônica MeloOPCA_EMDamasioFranca_foto_dayseeuzebio 044

Na manhã desta quarta-feira (21) os alunos da Escola Damásio Barbosa da Franca receberam uma lição de cidadania. A escola, localizada no Varadouro, participou das atividades do Orçamento Participativo Criança e Adolescente (OPCA). Este ano, 339 alunos do ensino fundamental I e II da escola envolveram-se no projeto.

Realizado desde 2013, o projeto tem o objetivo de ensinar noções de cidadania aos alunos da rede municipal de ensino e também transformá-los em multiplicadores dessas mesmas noções. “Fazemos com que eles compreendam como é importante a sua participação nas decisões sobre a cidade. Quando chegam em casa, eles transmitem essas informações para as famílias”, conta a coordenadora do Projeto Elos, desenvolvido pela secretaria de Educação e Cultura, parceira do OPCA, Fabiana Sousa Uchoa Oliveira.

De acordo com Fabiana, é comum ouvir o relato de pais que começaram a participar das audiências públicas do Orçamento Participativo, incentivados pelos filhos, que aprenderam sobre democracia participativa na escola através do OPCA. “Tem gente que não conhece ou não entende como funciona o Orçamento Participativo e por isso não vai às audiências, então as crianças levam esses conhecimentos aos seus pais, que então começam a se interessar”.

Outro aspecto importante da ação, ressaltado por Fabiana, é que os alunos são os mais indicados para falarem sobre as melhorias que a escola precisa. Geralmente, os alunos de séries mais avançadas pedem melhorias na estrutura da escola e os alunos menores fazem pedidos relacionados ao parquinho ou para que seja feito um jardim.OPCA_EMDamasioFranca_foto_dayseeuzebio 051

Fabiana conta, por exemplo, o caso do pedido da mudança das portas do banheiro feminino feito em uma das escolas. Apesar das portas estarem em bom estado de conservação, as alunas reclamaram que o modelo das portas não garantia privacidade suficiente dentro do banheiro e que portanto algumas meninas ficavam constrangidas em usá-los. “Os gestores da escola, por mais bem-intencionados que estivessem, não teriam essa visão, pois esse é um problema que só os usuários, no caso os alunos, poderiam apontar, pois faz parte do cotidiano deles”, explica.

O resultado mais visível provocado pelo OPCA é que nas escolas onde a ação foi realizada, os alunos passaram a zelar mais pelo patrimônio da escola e melhoraram sua autoestima.