Hospital Santa Isabel promove palestra sobre “Cuidados Paliativos”
O Hospital Municipal Santa Isabel (HSMI) promoveu nesta quarta-feira (21) uma palestra sobre ‘Cuidados Paliativos’. A atividade, direcionada para os profissionais de saúde, faz parte da programação da Semana do Médico, realizada pela instituição.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.
De acordo com o médico especialista em terapia intensiva, Mamede Moura, que ministrou a palestra, a técnica já é utilizada em unidades hospitalares da rede privada de saúde na Paraíba, mas ainda não é desenvolvida na rede pública. “O objetivo da palestra é iniciar a capacitação dos profissionais para futuramente desenvolver no Hospital Santa Isabel, já que identificamos que existem pacientes elegíveis para isso. Queremos divulgar essa prática para fazer uma educação continuada”, afirmou.
O especialista explica que os cuidados com o paciente devem começar quando é dado o diagnóstico de uma doença incurável, podendo o mesmo ser cuidado em casa por meio de diversas medidas de alívio da dor, visitas ao ambulatório de um hospital quando necessário e o acompanhamento de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais e psicólogos.
“A finalidade é dar um suporte para que o paciente tenha conforto e qualidade de vida enquanto está vivo. Se o paciente é bem orientado, recebe um suporte e a família também é orientada, não precisa mais morrer numa UTI, se submeter a procedimentos desnecessários e que o farão sofrer mais”, disse.
O médico ressalta que a técnica de cuidados paliativos só pode ser utilizada de acordo com a autorização do paciente e da família para que a morte aconteça de forma natural e com a dor amenizada. Esses cuidados se aplicam a pacientes de doenças cardíacas avançadas, doenças pulmonares avançadas, doenças neurológicas avançadas, cânceres terminais, entre outros casos.
Semana do Médico – A programação da semana inclui também palestras sobre normas de preenchimento da declaração de óbito e responsabilidade ética e jurídica do médico, além de atividades como musicoterapia e uma mesa redonda com o tema “Cuidando de quem cuida”.
HSMI – O Hospital Municipal Santa Isabel realiza em média 3.500 consultas e 310 cirurgias ao mês. Ao todo são 101 leitos, incluindo UTI geral e UTI cardiologia. O hospital conta com várias especialidades cirúrgicas, como geral, urologia, proctologia, ginecologia, neurocirurgia e cardiologia.
Para ter acesso aos serviços oferecidos no Hospital Santa Isabel, o usuário deve ser encaminhado pela Rede Municipal de Saúde. O HMSI realiza cirurgias eletivas de médias e altas complexidades, assistência às doenças cardiológicas e assistência às doenças renais crônicas. A unidade tem como público-alvo os usuários adultos, sendo referência para as consultas ambulatoriais, procedimentos cirúrgicos e urgências cardiológicas.