Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta e sábado
Fátima Sousa
Com o tema ‘Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: transversalidade como radicalidade dos direitos humanos’, acontece nesta sexta-feira (23) e sábado (24) a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de João Pessoa (Conade). O evento, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Comped), será aberto às 14h no auditório do Serviço Nacional do Comércio (Senac), na rua Souto Maior, Centro.
A Conferência, que deverá reunir mais de 150 participantes, tem caráter deliberativo. Esta objetiva discutir, analisar e deliberar propostas com base na avaliação local e construção da política da pessoa com deficiência, tanto no que se referem às políticas setoriais como no diálogo com outras temáticas ligadas aos direitos humanos, tais como gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida.
O presidente do Conade, Ricardo Leandro, afirma que o evento é importante porque irá planejar ações de inclusão de forma mais integrada. “Serão deliberadas conjuntamente novas propostas para a criação de políticas inclusivas entre a sociedade civil e as instituições governamentais”, afirmou.
Além de propor políticas públicas, o maior desafio na etapa da temática da Conferência, conforme Ricardo Leandro, será o lançamento de estratégias efetivas de implementação de ações que promovam a inclusão da pessoa com deficiência. “As barreiras ainda são muito grandes na luta do cotidiano em busca de superação, principalmente no seio da família”, admitiu.
Os debates serão subdivididos em três eixos: Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional; Órgãos gestores e de instâncias de participação social; e Interação entre os poderes federados.
As propostas formuladas deverão conter diretrizes para a formulação e implantação de políticas transversais que serão levadas para a plenária final da Conferência Municipal e posteriormente para a etapa estadual.
Abertura – A solenidade de abertura contará com a presença do secretário do Desenvolvimento Social, Eduardo Rocha Pedrosa; do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Conade), Genézio Fernandes; e do representante do Conselho Nacional (Conade), nome ainda a confirmar.
Confira a programação completa do evento:
Sexta (23)
14h às 16h – Credenciamento;
16h – Solenidade de Abertura
16h20 – Conferência Magna: “Os desafios na implementação da política da pessoa com deficiência: a transversalidade como radicalidade dos Direitos Humanos”.
Conferencista (Representante do Conade)
16h40 – 17 h – Coordenação de Mesa: Presidente do Comped
17h – Discussão e aprovação do Regimento interno da Conferência.
Leitor: Thiago Diniz
Coordenação de Mesa: Presidente do Comped
17h30 – Coffee break – Encerramento
Sábado (24)
9h às 9h30 – Acolhida (apresentação cultural)
9h30- Grupos Temáticos.
Discussão dos Eixos:
EIXO 1 – Gênero, raça e Etnia, Diversidades Sexual e Geracional
Facilitadores: Janyely Macêdo e Aylla Milanez
Coordenação: Carolina Vieira
EIXO 2 – Órgãos Gestores e Instâncias de Participação Social
Facilitadores: Zuleide Pereira
Coordenação: Cibelle Nara
EIXO 3 – A interação entre os Poderes e os entes federados:
Facilitadores: Genézio Fernandes
Coordenação: Suzi Belarmino
12h30 às 14h – Almoço
14h20 às 16h – Plenária Final – com a sistematização de todas as propostas retiradas, moções e aprovações
Coordenação da mesa: secretário adjunto Sedes – Joubert Fonseca e conselheira Suzi Belarmino
16h – Processo de eleição dos delegados para a Conferência Estadual
17h – Cofee break – Encerramento