Ortotrauma promove atividades sobre combate ao câncer de mama

Por - em 470

José Valdez

 

DSC_0155Apesar de ser um hospital especializado em traumatologia, o Complexo Hospitalar de Mangabeira Tarcísio Burity (Ortotrauma) participa da Campanha Outubro Rosa. Nesta quinta-feira (22), profissionais de saúde e acompanhantes de pacientes da unidade tiveram a oportunidade de vivenciar inúmeras ações voltadas para o combate ao câncer de mama, uma das doenças que mais mata mulheres no mundo.

As palestras se concentraram no auditório do Ortotrauma. Após um café da manhã, oferecido aos participantes, foi criada uma mesa de debate composta por especialistas da unidade médica e outras entidades da Rede Municipal de Saúde. As formas de prevenção da doença e os tratamentos foram os assuntos abordados.

Já na parte externa do complexo hospitalar, universidades de saúde que mantêm convênio com a instituição montaram tendas para orientações sobre o câncer de mama, verificação de pressão arterial e exames de glicemia.  Dona Maria Anunciada da Silva, que acompanhava um paciente, aproveitou o momento para esclarecer algumas dúvidas sobre o autoexame de mama.

Segundo ela, há alguns meses, começou a sentir dor em uma das mamas. Os sintomas não pararam e passou a afetar a outra mama. “Explicamos a importância dela realizar o autoexame e orientamos que procurasse uma USF para agilizar o exame de mamografia”, informou o preceptor da Universidade Ciências Médicas, Bruno Claudino, lembrando que o exame de mama é aconselhado para mulheres de 40 a 45 anos.DSC_0151

“Atividades educativas e medidas preventivas são armas fundamentais no combate de qualquer enfermidade”, destacou a diretora do Ortotrauma, Fabiana Araújo, acrescentando que a proposta é cada vez mais oferecer uma melhor assistência, potencializando serviços, oferecendo educação contínua e replicada aos profissionais de saúde, estendendo o conhecimento à população.

Outubro Rosa – É no mês de outubro que profissionais da saúde, em várias partes do mundo, estimulam a participação da população no controle do câncer de mama. O movimento, que surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, ficou conhecido como Outubro Rosa.

As atividades em alusão ao Outubro Rosa seguem nesta sexta-feira (23), no Ortotrauma. Entre as ações destacam-se palestra sobre a prevenção do câncer de mama, heiki e manobras de massagens, vivências, orientações e exames de glicemia.

Com a campanha, o Ortotrauna, além de dar sequência ao Programa de Educação Continuada, compartilha com acompanhantes dos pacientes e profissionais de saúde o alerta sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.