Prefeitura abre campanha Novembro Azul com atividades físicas

Por - em 842

Thibério Rodrigues

foto.Ivomar Gomes Pereira (18)A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Saúde (SMS) lançou, nesta quarta-feira (4), a campanha Novembro Azul de 2015. A abertura aconteceu na Academia da Saúde do Geisel com atividades físicas e oferta de serviços de saúde para a população masculina.

A campanha do Novembro Azul busca alertar para a importância do cuidado com a saúde, reduzir os índices de mortalidade pelas doenças mais incidentes e assegurar o direito universal a saúde de homens na faixa etária entre os 20 e 59 anos.

Além da prática de atividades físicas, pilates e treinamento funcional, que são normalmente oferecidos na Academia da Saúde, os homens que compareceram ao evento tiveram acesso a atendimento médico e de enfermagem, atualização do cartão de vacinação, avaliação nutricional, avaliação antropométrica e verificação da pressão arterial.

Para a secretária de Saúde, Mônica Rocha, novembro é um mês de chamamento para os homens que não costumam cuidar de sua saúde. “É um momento para que entendam que saúde não é tomar medicamentos, mas ter hábitos saudáveis. Ter saúde depende também de atitude, força de vontade e reservar um espaço do dia para cuidar do seu corpo”, afirmou.

O coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, Késsio Brito destacou a integração da Rede Municipal de Saúde no cuidado oferecido à população masculina. “Temos fortalecido nossa rede para acolher o homem em cada território, mas precisamos do apoio dos usuários para trazer seu esposo, vizinho, amigo ou familiar, incentivando a prevenção”, disse.

foto.Ivomar Gomes Pereira (96)Ele reforçou que a campanha visa um olhar integral à saúde do homem e alerta também para outros agravos mais incidentes que o câncer de próstata. “Muitas pessoas acreditam que essa campanha é apenas sobre o câncer, mas não é bem assim, ela serve para alertar sobre os perigos dessa doença e conscientizar sobre a importância de seu rastreamento oportuno, mas também objetiva fazer com que o homem se cuide em sua integralidade evitando outros agravos”, complementou Késsio.

Para ter acesso aos exames necessários, os homens devem procurar primeiro sua Unidade de Saúde da Família (USF). Lá, o médico faz um resgate clínico e laboratorial do usuário e solicita os exames de acordo com a necessidade de cada pessoa e encaminha para os serviços especializados da Rede Municipal de Saúde.

“Durante todo o ano, temos todos os serviços disponíveis nas unidades de saúde, mas em novembro as ações são intensificadas para incentivar que os homens se cuidem cada vez mais”, disse Ana Giovana Medeiros, diretora do Distrito Sanitário II.

Serviço – Pensando no melhor para a saúde dos homens, a Secretaria Municipal de Saúde oferta aos usuários do sexo masculino serviços preventivos e de promoção à saúde organizada em linhas de cuidado integral que incorporam a ideia da integralidade na assistência à saúde, o que significa unificar ações preventivas, curativas e de reabilitação, proporcionando o acesso a todos os recursos que o usuário necessita.

Os serviços ofertados à saúde do homem estão distribuídos por toda a rede pública de saúde, desde a Atenção Básica, com atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e Centros de Atenção Integral a Saúde (Cais) até a Atenção Especializada e Rede Hospitalar ofertando consultas especializadas em urologia e proctologia, cirúrgica para vasectomia, pequenas cirurgias de bolsa escrotal, testículo, cordão espermático e pênis.foto.Ivomar Gomes Pereira (55)

Câncer de Próstata – De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SMS, João Pessoa teve 179 óbitos por câncer de próstata em 2014.

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte.