Secretaria de Saúde abre inscrições para conselheiros distritais

Por - em 429

Thibério Rodrigues

As inscrições para os candidatos a conselheiros distritais de saúde de João Pessoa estão abertas e seguem até o dia 16 de novembro, dependendo do calendário de cada um dos distritos sanitários. As eleições estão previstas para acontecer no período de 18 até 30 deste mês.

Podem se candidatar moradores membros de entidade civil, gestores e trabalhadores dos serviços de saúde dos territórios correspondentes a cada distrito. Para realizar a inscrição, os interessados devem se dirigir ao seu distrito sanitário.

O conselheiro distrital trabalha no controle social em conjunto com o serviço público com o objetivo de discutir ações e políticas de saúde em sentido amplo, focando não apenas na assistência hospitalar e medicamentosa, mas também no bem estar psicossocial da população.

Cada um dos cinco conselhos distritais é formado por 12 membros voluntários, sendo seis vagas para a população, três para gestores e três para trabalhadores. A eleição é válida por dois anos, podendo ser renovada pelo mesmo período. Todo o processo de eleição deve ser acompanhado por um membro do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da Secretaria de Saúde (SMS), Kilma Barros, é necessário que o morador do território interessado em ser conselheiro distrital seja membro de alguma entidade como associação de bairro ou Organização Não-Governamental. “Como o nosso foco é o coletivo, e não a individualidade, as pessoas que fazem parte das entidades trazem questões que envolvem as reivindicações coletivas da comunidade”, disse.

Ela destaca a importância do envolvimento da população no debate sobre as políticas de saúde em seus territórios. “Através do diálogo entre sociedade civil, gestão e trabalhadores de saúde, podemos oficializar o efetivo controle social e participação popular. Pois é por meio desses diálogos que se constrói uma sociedade mais justa e igualitária, respeitando os princípios do Sistema Único de Saúde”, afirmou Kilma Barros.

Confira o calendário:

Distrito Sanitário I

Inscrição: 03 a 10 de novembro

Eleição: 24 de novembro

Distrito Sanitário II

Inscrição: 10 a 16 de novembro

Eleição: 24 de novembro

Distrito Sanitário III – a eleição aconteceu no ano passado

Distrito Sanitário IV

Inscrição: 09 a 13 de novembro

Eleição: 18 de novembro

Distrito Sanitário V

Inscrição: 03 a 13 de novembro

Eleição: 30 de novembro