Professores de Artes e Educação Física da Rede Municipal fazem formação
Alexandre Quintans
Vinte e cinco profissionais de Artes e Educação Física dos Centros de Referência de Educação Infantil de João Pessoa participaram do processo de formação realizado no Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), por meio da Secretaria de Educação e Cultura da Capital. Os professores tiveram uma carga horária de 60 horas presenciais e 10 horas virtuais.
Durante a formação, os professores trabalharam textos de como a educação é vista hoje, a criança e a educação infantil. Além das oficinas e das práticas, também foram realizadas rodas de debates com os textos que foram trabalhados e as experiências do cotidiano deles, gerando com isso um compartilhamento com as outras unidades de ensino.
Também foram trabalhadas oficinas de jogos espontâneos, onde os professores aproveitam essa atividade para que as crianças compreendam e aproveitem o jogo simbólico para introduzir o tema que tenha relação com a educação e com a formação integral.
“Educar brincando é o que tem de mais moderno, de valoroso, hoje na educação da Europa. Na Islândia crianças de até 6 anos não têm contato nem com letras e nem com números, e sim com a natureza e com os jogos. É a partir daí que os professores introduzem os conhecimentos”, explicou Eliete Matias, formadora de Arte do Cecapro.
Para a professora de Educação Física na Escola Municipal Lions Tambaú, localizada no bairro dos Bancários, Joseneide Correia Beahr, a união entre a Educação Física e Artes é uma junção perfeita entre as duas disciplinas. “Eles formam um casamento perfeito com a relação à questão do corpo. Por isso que acredito nessas duas áreas de ensino. Essa linguagem corporal, que é a primeira linguagem que estrutura todas as outras do ser humano, tem que estar lá e é essencial. E nada melhor do que essa união para trabalhar esse contexto do sentimento e de toda a interação social e cultura que a criança traz consigo e adquiri no processo de crescimento e desenvolvimento”.